Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CAMPANHA SALARIAL – Em plebiscito consultivo da ADUFC, 80% da categoria apoia greve docente nas federais do Ceará

Em plebiscito consultivo realizado pela ADUFC entre 4 e 8 de abril, com 977 docentes, 80% dos votantes apoiaram o fortalecimento da greve nas universidades federais cearenses como instrumento de luta da campanha salarial e em defesa da carreira docente, de melhores condições de trabalho e da recomposição do orçamento das universidades. Prevista no regimento da seção sindical, a consulta foi composta por cinco perguntas, todas com as opções Sim, Não e Não Sei. A apuração do resultado ocorreu na noite desta segunda-feira (8/4), em reunião pública do Conselho de Representantes da ADUFC. A participação foi aberta a todos/as os/as docentes sindicalizados/as da UFC, UFCA e UNILAB, ativos e aposentados, e ocorreu de forma virtual, pelo sistema Helios.

“Queremos que o governo se reposicione em relação às universidades federais. É essa a mensagem muito clara que queremos dar. Não é retrocedendo nos serviços públicos e nos direitos dos trabalhadores que o governo se fortalece”, destacou a presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, lembrando que a pressão se estende ao Congresso Nacional.

Secretária-geral da ADUFC, a Profª. Maria Inês Escobar citou o processo de construção política acumulado durante a mobilização nacional dos últimos meses, da qual o sindicato tem participado ativamente, em defesa do serviço público e da universidade pública. “A greve ainda é, mesmo que ressignificada tantas vezes, o grande instrumento contra as opressões e perda de direitos”, apontou.

Consulta à categoria é regimental e decisão final cabe à Assembleia Geral

A Profª. Irenísia Oliveira também reforçou as razões de o plebiscito ter sido consultivo, e não deliberativo, para garantir a legalidade da greve, já que a entidade detém os dados pessoais apenas de docentes associados, não contemplando os demais professores/as da UFC, UFCA e UNILAB. As cinco perguntas do plebiscito retratam os principais temas pautados por docentes na Assembleia Geral da ADUFC do dia 20 de março e em outros espaços de debate, conforme lembrou a docente.

O espaço de decisão sobre a deflagração da greve iniciando em 15 de abril será a Assembleia Geral de amanhã (9), às 16h, aberta a docentes filiados e não filiados das três universidades federais cearenses. A AG ocorre presencialmente nos jardins da reitoria da UFC e nos campi no interior. Para participar, docentes não sindicalizados precisam apresentar o documento de identidade e de comprovante de vínculo com a universidade. A greve dos/as docentes federais é uma mobilização nacional no contexto da campanha salarial dos servidores públicos federais e da proposta do governo de reajuste zero em 2024.

Veja o resultado detalhado do plebiscito consultivo:

1. Pelo que você vem acompanhando da Campanha Salarial 2024 e diante da falta de negociação efetiva por parte do governo federal, que ofereceu 0% de reajuste em 2024 e 9% parcelados em 2025 e 2026, você acha importante fortalecer a greve dos/as docentes das universidades federais do estado do Ceará, a ser deflagrada em Assembleia Geral da ADUFC que será realizada no próximo dia 9 de abril?
(781 Sim, 171 Não, 25 Não Sei)

2. Você considera que a greve dos/as docentes deve ter como pautas prioritárias, além de reajuste salarial e carreira docente, as condições de trabalho e o orçamento das universidades federais do estado do Ceará?
(842 Sim, 104 Não, 27 Não Sei)

3. Você considera que a greve deve fazer pressão no governo federal, que elabora o orçamento da União?
(787 Sim, 147 Não, 40 Não Sei)

4. Você considera que a greve deve fazer pressão no Congresso Nacional, que aprova o orçamento da União?
(804 Sim, 132 Não, 30 Não Sei)

5. Você considera importante a greve docente também como solidariedade à greve dos/as servidores técnico-administrativos, iniciada em março?
(740 Sim, 170 Não, 65 Não Sei)

(*) Assista aos vídeos produzidos pela Diretoria da ADUFC sobre o caráter consultivo do plebiscito e sobre os detalhes do processo de votação da consulta

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]