Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA – ADUFC repudia ataques do governo do estado à greve de docentes da UECE e da URCA e apoia categorias da Educação em luta

Docentes da UECE votaram pela greve em Assembleia Geral no último dia 27 de março

A Diretoria da ADUFC recebeu com perplexidade e consternação a notícia de que a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), órgão ligado ao Governo do Estado, pediu na justiça a declaração de ilegalidade das greves da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Regional do Cariri (URCA), além de multa aos sindicatos e seus diretores. Entendemos esta como uma ação antissindical do governo, que utiliza o poder institucional para perseguir as organizações dos trabalhadores, em vez de reconhecer a inabilidade e a perda de confiança de seus negociadores junto às categorias em luta.

Não interessa à democracia a intimidação de dirigentes sindicais nem o enfraquecimento de categorias de trabalhadores organizadas. Por isso, externamos aqui nosso repúdio a essa medida autoritária e politicamente desastrosa. 

A área da Educação – e centralmente os trabalhadores da Educação – vem sendo duramente perseguida e criminalizada por quase uma década. São lutas duríssimas apenas para repor inflação e não perder salário, são orçamentos reduzidos e condições de trabalho deterioradas, são exigências avaliativas e burocráticas cada vez maiores minando a saúde docente. É a lógica privatizante frustrando o que deveria ser educação integral e se torna “treinamento”. Tudo isso tem exercido sobre nossas categorias uma pressão insuportável que só pode se expressar como luta. E os políticos que não tenham sensibilidade para perceber e respeitar a situação atual das lutas da educação não merecem esse nome. São tecnocratas, são gestores do capital, e não lideranças políticas.

A ADUFC, seguindo o cronograma nacional do ANDES-SN, também está em processo de construção de greve, com Assembleia Geral marcada para o dia 9 de abril, às 16h. Diante da proposta apresentada e reiterada pelo governo federal de reajuste zero em 2024, ou seja, mais um ano de redução salarial via inflação, nada nos restou senão indicar a greve. Estamos todos nessa luta e aqui manifestamos apoio aos sindicatos e categorias da educação em greve, especialmente SINDUECE e SINDURCA, que estão sob ataque, e agora também a SINDIUVA, entidade representativa dos docentes da UVA, e o SINDSIFCE, dos servidores docentes e técnico-administrativos (TAEs) do IFCE. Renovamos ainda nosso apoio e solidariedade ao SINTUFCE e aos TAEs das universidades federais do estado do Ceará, em greve desde março. 

Por democracia, pela universidade pública, pelas carreiras da educação, vamos à luta!

Fortaleza, 7 de fevereiro de 2024

Diretoria da ADUFC
Gestão ADUFC nas Lutas
(Biênio 2023-2025)

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]