O Giardino na ADUFC abriu as portas para o público na terça-feira, dia 11 de fevereiro (Fotos: Nah Jereissati)
Quem passa na calçada da Av. da universidade nº. 2346 se depara com um aroma diferente no ar desde a terça-feira (11). É que o tradicional restaurante da ADUFC abriu novamente suas portas para o público do Benfica e entorno. Agora comandado pelo Giardino Buffet, um negócio social protagonizado por mulheres do Bom Jardim, o restaurante ganhou o nome de Giardino na ADUFC. O Giardino nasceu no bairro do Bom Jardim a partir de um trabalho realizado pelo Movimento Saúde Mental (MSM) e sua Escola de Gastronomia Autossustentável em parceria com o Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo um projeto de extensão da UFC.
O restaurante funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, na sede do sindicato, com um cardápio que contempla opções de pratos com proteína animal e vegana como moqueca de peixe, moqueca de caju, feijoada, massas, saladas, entre outros. A refeição individual tem o valor de R$20 e o cardápio muda diariamente. Vale ressaltar que as saladas servidas pelo Giardino na ADUFC utilizam produtos orgânicos direto das hortas comunitárias do Movimento Saúde Mental e todo o lucro gerado pelo restaurante é destinado às ações sociais do MSM.
Para a Prof.ª Eveline Alencar, do curso de Gastronomia da UFC e coordenadora do projeto de extensão de Gastronomia Social, a experiência do Giardino é um exemplo do impacto positivo que a universidade pode causar. “Eu queria pedir aos presentes que divulguem para que esse espaço seja um espaço modelo para mostrar que a universidade faz de fato a diferença na vida de muitas pessoas. O Giardino Buffet é um negócio social feito por mulheres, mostrando o potencial das mulheres. E também [quero] reforçar esse resultado da extensão [universitária], essa qualidade que a universidade leva até a comunidade, saindo de dentro dos campi”, afirmou.
A indicação do Giardino Buffet para ocupar o restaurante da ADUFC partiu do Prof. Bruno Rocha, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, atual Pró-Reitor de Assistência Estudantil (PRAE), que teve contato com o projeto e achou que seria uma união perfeita para o restaurante da sede do sindicato contar com um negócio social que nasceu a partir de um projeto de extensão universitária e da mobilização social popular. “Quando eu tive a oportunidade de conhecer o projeto e vivenciar toda aquela experiência de bem estar, de cuidado, de comer uma comida maravilhosa com uma proposta de economia solidária para mulheres e envolvida com a extensão universitária, isso me encantou e me fez pensar que esse projeto tem tudo a ver com o sindicato que a gente constrói, que a gente sonha cada vez mais próximo não só das nossas pautas como trabalhadores/as, mas da sociedade”, contou.
A presidenta da ADUFC, Prof.ª Irenísia Oliveira, lembrou que foi realizada uma reforma na sede do sindicato para que o restaurante da ADUFC pudesse voltar a funcionar e celebrou o encontro entre a entidade e o projeto de extensão da Gastronomia no ano de 2025. “Nós sabíamos que para reabrir o restaurante nós precisávamos fazer uma reforma. Então, agora todas as energias foram se reunindo para que isso [a reabertura] acontecesse. Eu não consigo imaginar uma situação mais ideal do que essa”, comentou.
Para a coordenadora do Giardino Buffet, Natália Tatanka, a chegada do Giardino no restaurante da ADUFC é um momento de felicidade e boas oportunidades. “A gente está muito feliz por ter essa oportunidade, é trazer o movimento para uma outra instância. A gente tá chegando no centro, chegando próximo da universidade e de outras pessoas que muitas vezes não acessam a periferia. Ter um negócio social que está voltado para a saúde mental, porque [o Giardino] é um negócio do Movimento de Saúde Mental que há 28 já está no Bom Jardim, é trazer uma comida de verdade, uma comida caseira que evoque memória ancestral com as verduras das nossas hortas comunitárias sem agrotóxico”, explicou.
O Giardino na ADUFC tem capacidade para servir 100 refeições diárias. Grupos que desejem vir ao restaurante podem fazer sua reserva no (85) 9 8214.5296. É possível também consultar o cardápio diário através do mesmo contato.
Quem vier almoçar no restaurante pode contar com o estacionamento gratuito da sede da ADUFC, assim como com momentos especiais como pequenas sessões gratuitas de massoterapia nas segundas e música ao vivo nas sextas.
Giardino na ADUFC | Restaurante
Aberto ao público | Estacionamento gratuito
Refeição Individual R$20 – Disponíveis opções de proteína animal e vegana
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 11h às 14h
Sede da ADUFC – Av. da Universidade, 2346, Benfica – Fortaleza





