A espera acabou! O restaurante da ADUFC, localizado na sede do sindicato em Fortaleza, vai reabrir suas portas ao público na terça-feira, 11 de fevereiro, às 11h. Com funcionamento de segunda a sexta, das 11h às 14h, a assinatura do restaurante fica com o Giardino Buffet, um negócio de impacto social que é protagonizado por mulheres do Bom Jardim.
O Giardino Buffet nasceu a partir de um trabalho realizado pelo Movimento Saúde Mental (MSM) e sua Escola de Gastronomia Autossustentável em parceria com o Curso de Gastronomia da UFC, sendo um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Para Natália Tatanka, coordenadora do Movimento de Saúde Mental, a chegada do Giardino no restaurante da ADUFC é um momento de felicidade e boas oportunidades. “A gente está muito feliz por ter essa oportunidade, é trazer o movimento para uma outra instância, a gente tá chegando no centro, chegando próximo da universidade e de outras pessoas que muitas vezes não acessam a periferia. Ter um negócio social que está voltado para a saúde mental, porque [o Giardino] é um negócio do Movimento de Saúde Mental que há 28 anos já está no Bom Jardim, é trazer uma comida de verdade, uma comida caseira que evoque memória ancestral com as verduras das nossas hortas comunitárias sem agrotóxico”, explicou.
Natália chama atenção para o grande risco que os alimentos com agrotóxicos provocam inclusive para questões de saúde mental. “Hoje um dos grandes problemas de saúde mental se dá pelas comidas cheias de agrotóxico. Então, a gente quer trazer uma proposta que não é só um almoço, é um momento de pausa no seu dia para você comer uma comida de verdade e ali você se sentir bem. De interagir com outras pessoas, ter um espaço muito arborizado, encontrar amigos, marcar encontros, almoçar e depois tomar um leitinho queimado, comer uma sobremesa… e sair parecendo que aquele momento do almoço foi um cuidado, e que tem que ser”, comentou.
O Giardino na ADUFC utiliza produtos orgânicos direto das hortas comunitárias do Movimento Saúde Mental e todo o lucro gerado é destinado às ações sociais do MSM.
No cardápio, opções que contemplam pratos com proteína animal e vegana como moqueca de peixe, moqueca vegana de caju, feijoada, massas, saladas, entre outros. A refeição individual tem o valor de R$20 e o cardápio muda diariamente.
Giardino na ADUFC | Restaurante
Aberto ao público
Refeição Individual R$20 – Disponíveis opções de proteína animal e vegana
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 11h às 14h
Sede da ADUFC – Av. da Universidade, 2346, Benfica – Fortaleza