Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Modernização da rede elétrica do Campus do Pici é tema de debate promovido por GT da ADUFC

O debate ocorreu no dia 3 de abril, no Centro de Tecnologia da UFC, com participação de docentes e estudantes

O Grupo de Trabalho Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da ADUFC promoveu, no último dia 3 de abril, o debate “Modernização da rede elétrica do Campus do Pici”, no Auditório Cândido Pamplona, no Centro de Tecnologia da UFC. Participaram da conversa os professores Giovanni Barroso, Lucas Melo, Raimundo Sampaio e Ruth Leão, lotados no Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, além de profissionais da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC INFRA). O encontro contou com a presença de docentes e estudantes e foi articulado pelo Prof. Bruno Prata, integrante do GT, que já pautou o tema em outras oportunidades. 

O Prof. Raimundo Sampaio ressaltou a importância de melhorar a confiabilidade e a disponibilidade do fornecimento elétrico do campus e fez um levantamento histórico de vários projetos já pensados por professores do Departamento de Engenharia Elétrica desde 2009. Os trabalhos, segundo apontou o docente, resultam de projetos com financiamento público, como o CNPq, e foram conduzidos em muitos artigos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado com foco na resolução dos problemas da rede elétrica do local. 

Também foi citada a implantação de uma subestação e de um laboratório vivo. A problemática vem sendo abordada há muito tempo por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, com resultados e análises sobre a rede. Para mitigar esses problemas, foram desenvolvidos interfaces, softwares para o gerenciamento, supervisão, controle e aquisição de dados da rede. Além disso, foi construída uma planta fotovoltaica.

Um dos temas debatidos foram os desafios e a necessidade de desenvolver novos sistemas de informação e um projeto para implantar religadores da rede elétrica e sistemas de recomposição automática. Nesse sentido, o superintendente da UFC INFRA, Renato Guerreiro, comentou a importância dos estudos e relatou ações que estão em curso hoje na universidade para solucionar esses entraves. Segundo ele, com um aporte recente de recursos para esses projetos, há uma maior viabilidade de resolução desses problemas.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]