Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

RODA DE CONVERSA – GT da ADUFC aprofunda debate sobre rede elétrica do Pici com presença de docentes, técnicos e estudantes

O Grupo de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da ADUFC promoveu, no dia 24 de novembro, uma roda de conversa sobre o “Sistema elétrico do Pici: diagnóstico e perspectivas”. A atividade ocorreu no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC), Bloco 804, no Campus do Pici, e contou com a participação do engenheiro Renato Guerreiro, da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra). O debate teve grande adesão, recebendo estudantes, docentes e servidores técnicos, que fizeram relatos e perguntas sobre a temática.

Renato Guerreiro respondeu questões do público e fez uma apresentação detalhando o sistema elétrico do Campus do Pici. Também explicou o modelo de subestações da universidade – algumas aéreas e outras abrigadas. Conforme salientou, o público da UFC é bem abrangente, o que leva a vários tipos de uso da energia elétrica: para ensino, pesquisa e extensão. Em sua opinião, o debate do GT foi o início de uma ponte para se construir um caminho de melhoria contínua do sistema. Houve intensa participação da plateia, com relatos de alguns servidores técnicos sobre as condições da eletricidade no campus. Um deles, vindo de um eletricista, citou a insegurança para os trabalhadores e usuários, além de problemas decorrentes da falta de equipamentos, manutenção e pessoal.  

Também foram mencionadas questões relativas à compatibilidade das tomadas, à poda das árvores, aos problemas da rede elétrica que levam à perda de patrimônio, às experiências de outras instituições e aos riscos de incêndios. O Prof. Bruno Prata (Deptº. de Engenharia de Produção da UFC), um dos idealizadores do debate, ressaltou o grande interesse da comunidade universitária a respeito do tema. “Notamos que havia uma necessidade represada de discussão sobre esses assuntos e o GT certamente vai promover outras ações neste contexto”, destacou o docente, que integra o Grupo de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da ADUFC. De acordo com a UFC Infra, a universidade estuda a construção de um plano para manutenção do setor elétrico, que deve ser divulgado em breve.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]