Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

GTT DA ESTATUINTE – Em plenária sobre reforma do estatuto da UFCA, docentes defendem ampliação da democracia universitária

O debate ocorreu no dia 3 de abril, na sede da ADUFC no Cariri

A ADUFC promoveu, na última quarta-feira (3), uma plenária com docentes filiados/as para debater a reforma no estatuto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a indicação dos nomes para compor o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) que elaborará a proposta de estatuinte. A atividade ocorreu no Auditório da seção sindical no Cariri, em Juazeiro do Norte. Representaram a Diretoria da seção sindical o Prof. Willian Kurruíra, do Campus de Brejo Santo, e a Profª. Amanda Bezerra, diretora de Patrimônio da entidade.

Entre os temas debatidos, estava a preocupação com uma possível rapidez nas discussões sobre a estatuinte. Foi consenso entre os presentes que o debate sobre o novo estatuto deve ser amplo, democrático e sem pressa, respeitando todas as etapas do processo.

Foram indicados na plenária os nomes que comporão o GTT representando a categoria docente, atendendo à solicitação da administração superior: o Prof. João Adolfo Ribeiro, o Prof. Rodrigo Lacerda, o Prof. Marcelo Santiago (suplente) e a Profª. Camila do Espírito Santo (suplente). Entretanto, está entre as deliberações a serem encaminhadas ao Conselho Superior da UFCA a ampliação do GTT, garantindo a participação direta das entidades representativas: além dos 2 membros titulares indicados por cada categoria, conforme foi sinalizado pela proposta da administração superior, o acréscimo de 1 representante do Diretório Central dos Estudantes da UFCA, 1 representante do SINTUFCe, 1 representante da ADUFC, 1 representante da comunidade externa (esta vaga seria ocupada por integrante do Conselho Estadual de Educação) e seus respectivos/as suplentes.

Foram construídos ainda os seguintes encaminhamentos a serem direcionados ao Conselho Superior da universidade: que o processo de revisão estatutária não seja realizada de forma açodada; que o GTT se dedique a elaborar uma metodologia que garanta e provoque a ampla participação da comunidade acadêmica da UFCA; e que a escolha do presidente do GTT seja deliberada pelos membros do grupo de trabalho.

A ADUFC tem acompanhado o debate atentamente. No dia 27 de março, promoveu uma live sobre o tema, transmitida no canal do YouTube da seção sindical, discutindo experiências similares, como a da Universidade Federal do Ceará (UFC), que também deve aprovar uma nova estatuinte. O Estatuto da UFCA passará por uma reformulação em breve, em processo conduzido pela reitoria da instituição.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]