Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

UNIDADE NA LUTA – Plenária histórica homologa retorno da ADUFC como seção sindical do ANDES-SN em congresso nacional

Delegação da ADUFC no 42º Congresso do ANDES-SN, em Fortaleza (Fotos: Nah Jereissati/ADUFC)

Plenária histórica realizada nesta sexta-feira (1º) homologou o retorno da ADUFC como seção sindical do ANDES-SN. A votação ocorreu por aclamação durante o 42º Congresso do Sindicato Nacional, sediado no Campus do Pici/UFC, em Fortaleza, e conclui o processo de refiliação da entidade. “É uma alegria muito grande que essa homologação ocorra em um congresso que nós estamos sediando (…). Estamos corrigindo o que consideramos um erro histórico”, destacou a presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira. “A alegria é muito grande, porque agora somos plenamente ANDES. ADUFC é ANDES e ANDES é ADUFC”, festejou a docente. 

A delegação da ADUFC – formada por 13 delegados/as e seis observadores/as, além de integrantes da diretoria – celebrou o momento simbólico, que ocorre após etapas locais deliberadas democrática e coletivamente pela base sindical. Também fica assegurada a autonomia financeira, administrativa e patrimonial da seção sindical. “É importante hoje nós celebrarmos e entendermos esse momento como uma conquista que potencializa nossas lutas e nossa capacidade de conseguir vitórias em relação à nossa carreira, à universidade pública, ao orçamento. Nós ficamos mais fortes”, ressalta Irenísia Oliveira. Ela lembrou que a ADUFC fez parte da criação do ANDES-SN, há mais de 40 anos, e esteve nas fileiras do Sindicato por três décadas, antes da desfiliação em 2010.

A secretária-geral do ANDES-SN, Profª. Francieli Rebelatto, fez a entrega simbólica das quatro bandeiras do Sindicato Nacional (diversidade sexual, antirracista, feminista e luta de classes) e deu boas-vindas aos filiados/as da ADUFC. “Queremos festejar coletivamente essa grande vitória, porque nesse sindicato se faz isso: a representação da nossa base, das nossas sessões sindicais. Essa é a força do nosso sindicato e por isso queremos celebrar muito esse momento”, destacou. 

A Diretoria da ADUFC homenageou na ocasião professoras/es que prestaram “valorosa contribuição ao movimento docente do ensino superior brasileiro”: Profª. Tânia Batista (Faced/UFC), Profª. Adelaide Gonçalves (História/UFC), Maria do Céu de Lima (Faced/UFC), Profª. Lena Espíndola (aposentada/UFC) e Prof. Franquiberto Pessoa (UFC), falecido em 2016. 

“Esse retorno significa muito mais do que a institucionalização da nossa presença nessa construção histórica. Ele representa a vitória da dedicação e resistência daqueles primeiros camaradas que, no início da década de 80 (e até mesmo antes disso), não abriram mão de dar o melhor de suas energias para o fortalecimento da educação pública e a construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária”, salientou Tânia Batista ao ler um texto em nome da delegação do Ceará. Ela ainda reconheceu o importante trabalho de mobilização, à frente da direção da ADUFC nos últimos anos, da Profª. Irenísia Oliveira e do Prof. Bruno Rocha para concretizar a volta à base do ANDES-SN.

Na plenária, também foram homologados a constituição da Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Distrito Federal (SinDUnDF), o retorno do Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri (ADUFSCar) e a incorporação do Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo (SINDFAMES) ao ANDES-SN. 

Refiliação respeitou processo democrático e atende à demanda da categoria

Para o Prof. Bruno Rocha, a volta à base do Sindicato Nacional repara um equívoco histórico do movimento sindical docente no Ceará e atende a uma demanda da própria base da ADUFC. “Esse é um momento que foi construído desde 2017 com as lutas pela volta a essa base sindical do ANDES-SN e ficou mais forte a partir de 2019, quando conseguimos consolidar (esse retorno) através de plebiscitos, consultas, plenárias e grandes assembleias que mostraram que nossa categoria estava ansiosa por esse momento”, destaca o docente, que foi presidente da ADUFC por duas gestões, durante o quadriênio 2019-2023.

O retorno ao Sindicato Nacional já havia sido chancelado anteriormente nas instâncias deliberativas da ADUFC – Conselho de Representantes e assembleias gerais – seguindo o ritual jurídico necessário. Ao longo dos últimos anos, o tema foi amplamente debatido pela categoria, que, por diversas vezes, reafirmou o desejo de se reintegrar ao ANDES-SN, com direito a voz e voto na luta docente nacional. 

No dia 31 de agosto de 2023, professoras e professores sindicalizados da UFC, UFCA e UNILAB aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária, o retorno da ADUFC ao ANDES-SN e o novo regimento interno da ADUFC-Seção Sindical. Foram contabilizados 167 votantes, dos quais 162 votaram pela refiliação ao ANDES-SN e 161 disseram sim ao novo regimento da ADUFC. Os dois tópicos da pauta exigiam quórum superior a 5% dos 2.747 filiados à época e 2/3 de votos favoráveis, condições alcançadas. A metodologia e o horário das urnas foram aprovados pela Assembleia Geral, convocada com 45 dias de antecedência, em conjunto com o Sindicato Nacional, tanto via e-mail para todos/as os/as filiados/as da ADUFC como por edital publicado em jornais de circulação local (O POVO) e nacional (Folha de S. Paulo) e no Diário Oficial da União (DOU).Em 30 de março do ano passado, a Assembleia Geral Extraordinária da ADUFC aprovou a alteração do Estatuto Social do Sindicato, que passou a prever a possibilidade de incorporação sindical, com a garantia de autonomia financeira, administrativa e patrimonial da entidade. A mudança estatutária também exigia quórum superior a 5% dos filiados e 2/3 de votos favoráveis. Em plebiscito online realizado nos dias 15 e 16 de dezembro de 2020, 438 docentes, de um total de 740, votaram favoravelmente à pergunta que indagava se a ADUFC deveria se tornar seção sindical do ANDES-SN. No dia seguinte (17), a Assembleia Geral confirmou a decisão com 100 votos favoráveis. A apreciação no Congresso do Sindicato Nacional era o último passo necessário para oficializar a decisão.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]