Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CONGRESSO DO ANDES – Espaço infantil promove trilhas, atividades lúdicas e contato com a natureza para filhos de docentes

O 42º Congresso do ANDES-SN contou, durante os cinco dias de programação (inclusive na festa da Estação das Artes), com um espaço infantil reservado para acolher filhas e filhos dos/as participantes. A programação envolveu atividades lúdicas, rodas de leitura e passeios exploratórios no Campus do Pici, sede do evento. “Nós tivemos como mote buscar o reencontro da criança com o ato de se maravilhar com a natureza”, explica a Profª. Eunice Andrade, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced/UFC), responsável pela concepção metodológica do projeto e por coordenar a equipe de monitores que acompanhou as 10 crianças com idade entre 8 meses e 12 anos.

Meninas e meninos que acompanham seus pais no Congresso tiveram a oportunidade de explorar a diversa flora do Campus do Pici, por meio de trilhas e excursões, e visitar o Núcleo Regional de Ofiologia e a exposição “Jogos e brincadeiras do mundo”. Entre as atividades realizadas, estão a acolhida com livros de literatura infantil de diversos gêneros nos quais aparecem florestas, matas, rios, cachoeiras e outros cenários; oficina de desenho e colagem temática com riscantes e tintas naturais; e narrativas de contos da tradição oral. A ideia é que as crianças vivenciem a interação prática com a natureza, portando lupas e coletando elementos naturais, e posteriormente partilhem coletivamente essa experiência.

O Prof. Cláudio Anselmo de Sousa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pai de Leon Máximo, 5, foi um dos docentes que solicitaram o espaço infantil para acolhimento do filho. “É muito importante a garantia desses espaços por parte da direção nacional do ANDES e da seção sindical que sedia o evento. E agradeço todo o empenho da ADUFC, das docentes envolvidas e dos monitores que têm buscado nesses dias manter nossas crianças em ambiente de afeto, carinho, brincadeiras e amor”, relata. “Meu filho, por mais que seja um tanto tímido, tem interagido, e isso mostra que ele tem gostado bastante”, avalia.

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jaqueline Ventura destaca que a convivência infantil é um ganho importante para a participação da delegação, principalmente das mulheres. “Quanto à nossa experiência, foi muito positiva, constatamos um trabalho sério, afetuoso e de ricas experiências coletivas. Um espaço em que minha filha desejou estar integralmente. Sou testemunha do comprometimento e do trabalho acolhedor das docentes e dos monitores que estão à frente do espaço”, destaca Jaqueline, que é mãe de Sofia Oliveira, de 12 anos. “Ela se sentiu acolhida, participou integralmente dos três turnos, ela quis estar lá, não foi por uma decisão dos pais, ela desejou estar lá”, reforça. 

A concepção do espaço infantil do Congresso do Sindicato Nacional visou promover experiências brincantes às crianças em sintonia com a natureza e as artes; oportunizar aos congressistas responsáveis pelo grupo de crianças tranquilidade para se integrar ao evento; e oferecer às crianças condições de explorar, sentir, experimentar e se relacionar com os espaços físicos e com outras pessoas, tendo a brincadeira como eixo estruturante das práticas propostas. Também foi priorizado o incentivo à criatividade, imaginação, inventividade e expressividade por meio das artes visuais.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]