UNIDADE NA LUTA – Assembleia Geral confirma retorno da ADUFC ao ANDES-SN e aprova regimento interno da seção sindical

(Fotos: Nah Jereissati/ADUFC)

Professoras e professores sindicalizados da UFC, UFCA e UNILAB aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária na última quinta-feira (31/8), a incorporação da ADUFC ao ANDES-SN e o novo regimento interno da ADUFC-Seção Sindical. A votação ocorreu presencialmente nas sedes do sindicato em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, e de forma remota apenas para docentes lotados em cidades que não têm prédio da ADUFC. Foram contabilizados 167 votantes, dos quais 162 votaram pela incorporação ao ANDES-SN e 161 disseram sim ao novo regimento da ADUFC. Os dois tópicos da pauta exigiam quórum superior a 5% dos 2.747 filiados e 2/3 de votos favoráveis, condições alcançadas. A votação teve início às 9h e seguiu aberta até as 20h. Tanto a metodologia como o horário das urnas foram aprovados pela Assembleia Geral. Após a divulgação dos resultados, houve apresentação do Caldeirão, grupo de percussão da ADUFC.

Esta etapa marca a conclusão do processo de retorno ao Sindicato Nacional, já chancelado anteriormente nas instâncias deliberativas da ADUFC – Conselho de Representantes e assembleias gerais – e seguindo o ritual jurídico necessário. Ao longo dos últimos anos, o tema foi amplamente debatido pela categoria, que, por diversas vezes, reafirmou o desejo de se reintegrar ao ANDES-SN, com direito a voz e voto na luta docente nacional. “Os dois pontos foram exaustivamente debatidos pela nossa categoria, então hoje foi um dia mais de consagração propriamente das muitas discussões que nós fizemos, dos fóruns de discussão, muitas reuniões do Conselho de Representantes, das assembleias, um longo período de debate e amadurecimento que nos trouxe até aqui”, salientou a presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, durante a apuração.

Integraram a mesa de abertura da AG a presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira; a secretária-geral da entidade, Profª. Maria Inês Escobar; e a Profª. Tânia Batista, docente do Departamento de Estudos Especializados (FACED/UFC) e ex-diretora da ADUFC. Representando a Diretoria do ANDES-SN, estiveram presentes a presidenta interina, Profª. Raquel Dias (UECE); a secretária-geral, Profª. Francieli Rebelatto (UNILA); a 1ª tesoureira, Profª. Jennifer Webb (UFPA); e a 1ª secretária da Regional Nordeste 1, Profª. Maria do Céu de Lima (UFC).

“É uma alegria compor essa mesa tão valorosa, importante, histórica, significativa. Essa é uma trajetória que a gente vem compondo a várias mãos. Esse dia será marcado na história do sindicato”, destacou Maria Inês Escobar. Na avaliação de Tânia Batista, a história do ANDES-SN e da ADUFC estão interligadas há mais de quatro décadas. “Acho que nós nunca saímos do ANDES-Sindicato Nacional. Essa é uma verdade que está escrita em todas as lutas. Voltar a ser seção sindical do ANDES-SN é um trabalho cotidiano. Estamos recomeçando uma história e isso exige de cada um de nós empenho, presença e energia”, disse. A opinião foi corroborada por Jennifer Webb. “Já estamos nas ruas e na luta juntos, agora a gente vai formalizar esse importante passo histórico que é estar no ANDES-SN e construir um dos maiores sindicatos da América Latina”, ressaltou.

Maria do Céu de Lima fez um breve retrospecto sobre a falta de transparência da saída da ADUFC do ANDES-SN. “Eu tive a infelicidade de presenciar, como diretora do ANDES-SN, o momento de desfiliação da ADUFC. E já lá atrás dizíamos que não era um bom caminho a saída do ANDES-SN, um sindicato classista e de luta que unifica a maior parte do movimento docente nacional”, disse. Francieli Rebelatto reforçou o compromisso do ANDES-SN com o fortalecimento da ação sindical e da luta docente do estado do Ceará. “Acreditamos na construção de um sindicato que não se mobilize apenas pelos interesses imediatos da categoria, mas se relacione também com a classe trabalhadora e com as lutas mais amplas que estão no entorno da universidade”, defendeu. Raquel Dias, por sua vez, lembrou que esse processo de incorporação está ocorrendo em outras seções sindicais. “O retorno da ADUFC ao ANDES-SN representa o fortalecimento da luta com universidades federais que estavam isoladas e agora voltam a compor um Sindicato Nacional em um momento histórico de reconstrução da democracia em nosso país”, opinou.

Ao final da Assembleia, as docentes do ANDES-SN celebraram o retorno da ADUFC como seção sindical e fizeram a entrega simbólica das quatro bandeiras representativas das lutas do Sindicato Nacional: a tradicional vermelha, em referência à luta histórica contra a opressão da classe trabalhadora; a colorida, em alusão à defesa dos direitos da população LGBTQIAP+; a lilás, que simboliza a pauta feminista; e a preta, sintonizada com a luta antirracista.

Memória da luta docente: uma resistência travada coletivamente

O momento congregou vários professores e professoras que, em diferentes períodos históricos, lutaram pelo retorno da ADUFC ao Sindicato Nacional e pela unidade da luta docente, entre os quais os ex-presidentes da ADUFC Bruno Rocha (2019-2023) e Lena Espíndola (1999-2000), cuja atuação foi lembrada pelos presentes. Ex-diretor da ADUFC (2013-2015) e professor emérito da UFC, Franquiberto Pessoa também recebeu homenagem (in memorian) dos colegas pela contribuição à militância político-sindical em defesa da categoria docente e da educação pública. Outro nome lembrado foi o do Prof. Agamenon Almeida, primeiro presidente da ADUFC e um dos fundadores da ANDES, à época ainda como associação.

A convocação oficial para a Assembleia Geral de 31 de agosto ocorreu no dia 17 de julho, em conjunto com o Sindicato Nacional, tanto via e-mail para todos/as os/as docentes filiados/as da ADUFC como por edital publicado em jornais de circulação local (O POVO) e nacional (Folha de S. Paulo) e no Diário Oficial da União (DOU). Em 30 de março deste ano, a Assembleia Geral Extraordinária da ADUFC aprovou a alteração do Estatuto Social do Sindicato, que passou a prever a possibilidade de incorporação sindical, com a garantia de autonomia financeira, administrativa e patrimonial da entidade. A mudança estatutária também exigia quórum superior a 5% dos filiados e 2/3 de votos favoráveis.

Em plebiscito online realizado nos dias 15 e 16 de dezembro de 2020, 438 docentes, de um total de 740, votaram favoravelmente à pergunta que indagava se a ADUFC deveria se tornar seção sindical do ANDES-SN. No dia seguinte (17), a Assembleia Geral chancelou a decisão com 100 votos favoráveis. A incorporação da ADUFC como seção sindical também deverá passar pelas instâncias deliberativas do ANDES-SN – no caso, o Congresso da entidade, que ocorrerá em fevereiro próximo e será sediado em Fortaleza.