Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ADUFC APOIA – Brasil precisa refundar concepção de defesa nacional, diz Prof. Manuel Domingos ao lançar livro sobre militares

O lançamento ocorreu na última quarta-feira (20), no Auditório da Reitoria da UFC

O Prof. Manuel Domingos Neto lançou, na última quarta-feira (20), o livro “O que fazer com o militar: anotações para uma nova defesa nacional”, em evento no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da ADUFC. Compuseram a mesa de abertura, além do autor da publicação, o ex-deputado federal José Genoíno (PT); Roberto Amaral, cientista político e ex-ministro da Ciência e Tecnologia; e a Profª. Celina Galvão, chefe do departamento de Ciências Sociais da UFC, onde Domingos lecionou entre 1991 e 2008. O livro foi publicado pela editora Gabinete de Leitura. 

Na publicação, o autor trata de uma pauta complexa conciliando linguagem didática e acessível com o rigor acadêmico. “Eu escrevi esse livro, porque, sinceramente, estava farto, absolutamente cansado de ouvir gente da esquerda dizer que é preciso uma nova formação do militar. Eu disse: militar não se forma em sala de aula, a parte do militar que se forma em sala de aula é uma parte muito reduzida, muito limitada”, disse Domingos. “O que temos que fazer para termos outro nível, outro tipo de militar é a concepção da defesa nacional, porque força a uma reforma militar, uma nova concepção de defesa nacional implica em uma reorganização geral a partir da missão institucional: combate ao inimigo externo. A figura de inimigo interno precisa ser extirpada”, complementou.

O livro é lançado num contexto de amplo debate sobre o papel dos militares na sociedade brasileira, especialmente com o julgamento dos atos golpistas de 8 de janeiro e com a expansão dos poderes dos militares com o governo de Jair Bolsonaro. “Jamais imaginava que as Forças Armadas brasileiras fossem se prestar a um papel tão deprimente, se lambuzaram com o que a classe dominante produziu desse governo que derrotamos”, destacou José Genoíno. E acrescentou: “essas oportunidades que colocam o tema em debate são fundamentais pelo aspecto político, para pensarmos em como reformar, mudar e refundar algumas instituições do Estado que estão irremediavelmente contaminadas por um modelo de dominação que a democratização do Estado e do país tem que enfrentar com radicalidade”. 

Na avaliação de Roberto Amaral, é a primeira vez que se desenrola e se promove uma discussão livre sobre o papel das Forças Armadas na distorção do processo histórico brasileiro. “Nem mesmo após a saída da ditadura pelas suas próprias formas no momento em que quis, nas condições em que impôs, nem mesmo a contingência da Constituinte de 1988 nos permitiu discutir o que fazer com o militar”, salientou, ressaltando que a obra é “inaugural e fundante de uma discussão aprofundada” e que não pode mais ser adiada.

O livro “O que fazer com o militar: anotações para uma nova defesa nacional” pode ser comprado virtualmente pelo site da editora Gabinete de Leitura. Manuel Domingos Neto é doutor em História pela Universidade de Paris, ex-deputado federal e um profundo estudioso sobre a temática militar, com a publicação de diversas pesquisas sobre o tema. Foi professor da UFC e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]