Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

EDUCAÇÃO BÁSICA – ADUFC promove roda de conversa sobre Novo Ensino Médio na próxima terça (26)

A ADUFC promove, na próxima terça-feira (26), às 18h, roda de conversa sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e o impacto nas licenciaturas e convida a comunidade acadêmica a debater a educação pública que queremos. O encontro ocorrerá na sede do Sindicato em Fortaleza (Av. da Universidade, 2346 – Benfica) e pautará as mudanças implementadas pelo NEM, que fragilizam e mercantilizam o ensino, ampliando as desigualdades educacionais. O espaço é aberto a todas e todos que queiram contribuir com a discussão, especialmente docentes dos cursos de licenciatura, que estão diretamente envolvidos na formação de professoras e professores.

Esse modelo de ensino foi aprovado durante a gestão de Michel Temer e implementado no governo Bolsonaro, precarizando a formação de estudantes e gerando sobrecarga a docentes. A ADUFC defende, ao lado do ANDES-SN e de outras entidades do setor da Educação, a revogação imediata do Novo Ensino Médio, a exemplo do que defende o Projeto de Lei 2601/2023, assinado conjuntamente por 14 deputados federais.

Conforme a Lei 13.415/17, do NEM, as escolas devem oferecer diferentes “itinerários formativos” para estudantes, dentro de quatro grandes áreas: ciências humanas e sociais, linguagens, ciências da natureza e matemática. A justificativa é atualizar e aproximar o conteúdo escolar da realidade dos estudantes, mas a prática vem mostrando que esse modelo, na verdade, precariza o ensino e exclui a reflexão crítica ao retirar disciplinas como filosofia e sociologia do currículo obrigatório. O modelo tampouco contempla as demandas do corpo discente, gerando uma formação técnica capenga. O NEM ainda prevê aumento da carga horária escolar de 2.400 para 3.000 horas sem oferecer condições adequadas aos/às professores/as, causando sobrecarga de trabalho à categoria.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]