Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

RETORNO AO ANDES-SN – Conselho de Representantes aprova, por unanimidade, minuta do novo regimento da ADUFC; texto segue para Assembleia

(Fotos: Nah Jereissati/ADUFC-Sindicato)

Na noite da última terça-feira (11), o Conselho de Representantes concluiu a fase de discussão da minuta do novo regimento interno da ADUFC como seção sindical do ANDES-Sindicato Nacional, após debate entre a categoria em vários espaços. Com algumas alterações pontuais, o documento final foi aprovado por unanimidade pelo Conselho, o que leva à próxima etapa do processo, a Assembleia Geral para votação do novo regimento em 31 de agosto, que demanda quórum superior a 5% dos filiados e 2/3 de votos favoráveis.

A reunião desta semana foi a última de um calendário proposto pelo Conselho de Representantes, em 6 de junho, para discussão do novo regimento da ADUFC. Com foco na minuta do regimento, proposta pela Diretoria da ADUFC (Biênio 2021-2023), a categoria tem debatido desde a reunião de 6 de junho, depois em uma live no dia 19 de junho, e numa plenária aberta a todos/as os/as sindicalizados/as em 4 de julho, concluindo a agenda com nova reunião do CR em 11 de julho. 

Já o processo de retorno ao ANDES teve início em dezembro de 2020, em plebiscito online com votação favorável à indagação se a ADUFC deveria se tornar seção sindical do ANDES-SN. Ainda em dezembro, Assembleia Geral convocada pela ADUFC chancelou a decisão. Essa etapa anterior foi concluída em AG realizada no último dia 30 de março, com a aprovação de alteração estatutária do Sindicato, dando seguimento ao processo.

Para garantir que as decisões nesse retorno fossem democráticas e representativas, foi fundamental o amplo debate com a categoria concluído na última reunião (11/7), como observa a presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira. “Mais uma vez repassamos todo o texto, examinando cuidadosamente os princípios, a coerência e a aplicabilidade das normas de nossa entidade, de maneira que este Regimento seja de fato o resultado de uma construção coletiva, em que a categoria possa se reconhecer.”

Agora o retorno ao ANDES caminha para sua conclusão e toda a categoria será convocada para a Assembleia Geral marcada para 31 de agosto de 2023, nas sedes da ADUFC em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, para deliberação sobre a incorporação da ADUFC ao ANDES-SN e sobre o Regimento da ADUFC-S.SIND. O edital de convocação será publicado dia 17 de julho no Diário Oficial da União (DOU), no jornal local O POVO e no jornal de circulação nacional, Folha de São Paulo.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]