Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

RETORNO AO ANDES-SN – Docentes debatem novo regimento da ADUFC e apresentam sugestões em live na segunda-feira (19)

A Diretoria da ADUFC realizou, na noite da última segunda-feira (19), reunião online com professores/as sobre o novo regimento interno da entidade, que deve ser aprovado em Assembleia Geral no final do processo de retorno ao ANDES. A conversa contou com a participação do advogado Renan Bezerra, da Assessoria Jurídica do Sindicato, que tirou dúvidas de sindicalizados/as sobre o texto, lembrando que a estrutura do atual estatuto pouco será alterada. Os/as docentes apresentaram sugestões à minuta do regimento, cuja versão final será apreciada pelo Conselho de Representantes em reunião prevista para 11 de julho, antes de ser enviada para votação em AG.

Entre as questões respondidas, a presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, ressaltou que a retomada ao ANDES-SN mantém a autonomia e fortalece a entidade. “Não existe rebaixamento em deixar de ser sindicato estadual e passar a ser nacional, podendo participar das mesas de negociação com o governo federal. Não é que somos filiados ao Sindicato Nacional, nós somos o ANDES-SN”, explicou. O advogado Renan Bezerra reforçou que a autonomia das seções sindicais é garantida tanto no novo regimento da ADUFC como no Estatuto do ANDES-SN. “A ADUFC continua tendo carta sindical, mas organizada de uma forma diferente, em conjunto com o Sindicato Nacional”, disse.

O Prof. Uribam Xavier (Departamento de Ciências Sociais da UFC) elogiou o momento de partilha e diálogo, avaliando que “o debate sobre o regimento acabou levando a uma rica discussão sobre o próprio sindicato”. Já a secretária-geral da ADUFC, Profª. Maria Inês Escobar, citou a capilaridade do Sindicato Nacional, que é referência de luta docente na América Latina e mantém uma atuação potente e nacionalizada ao mesmo tempo em que assegura a autonomia local de suas bases nos estados. O Prof. Bruno Rocha (Deptº. Bioquímica e Biologia Molecular da UFC) lembrou que algumas alterações já eram necessárias antes do processo de retorno ao ANDES-SN, como a criação da Direção de Articulação Multicampia e Interiorização, que amplia a representatividade de docentes dos campi do interior.

Todas as sugestões apresentadas por professores e professoras foram anotadas e serão debatidas pela Diretoria e pelo Setor Jurídico da ADUFC. Docentes podem encaminhar propostas à minuta enviando e-mail para secretaria@adufc.org.br. A ADUFC também publicou, em 16 de junho último, uma matéria especial detalhando os principais pontos do novo regimento.

Deixe um comentário

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]