Na última quinta-feira (26), docentes e estudantes se reuniram na sede da ADUFC para o quarto encontro do Letra Viva, o Círculo de Leitura da ADUFC. Dialogando com o mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o livro debatido foi o romance “A Palavra que Resta”, de Stênio Gardel. Na abertura do Círculo, foi ressaltada a qualidade da obra tanto em relação à escrita do autor, como também as formas de abordagem do tema que a norteia.
O romance, que narra a história de Raimundo Gaudêncio de Freitas, um homem homossexual analfabeto que aos 71 anos de idade decide aprender a ler e escrever, marcou os participantes do Círculo de muitas maneiras diferentes. Para o Prof. Luiz Gonzaga Rodrigues, do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC/UFC), a escrita aparece no livro como uma forma de libertação para o personagem principal. “Eu vejo a escrita como uma forma de ele se libertar. Porque há muito tempo ele relutava, e tinha essa coisa da carta que deixava ele preso ao passado. E dentro dessa busca para tentar ler a carta, ele acaba se aceitando. O preconceito e o medo são duas coisas que acabam gerando violência”, comentou.
A construção e a elaboração da narrativa do livro foram apontados também como pontos fortes da obra durante o encontro. Outros elementos pontuados pelo Prof. Tiago Coutinho, do curso de Jornalismo/UFCA, foram o humor requintado presente na narrativa, o poder de síntese para trazer diversas nuances e acontecimentos em profundidade em um livro materialmente curto, e a composição de elementos políticos importantes como a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Acho que o livro é um raro exemplo que consegue trazer uma linguagem coloquial sem ser forçado, consegue construir muito bem na narrativa e nas falas dos personagens. Tudo é muito bem construído e elaborado. Ele traz elementos políticos muito importantes, por exemplo, a presença do EJA”, pontuou.
No encontro de julho, o Letra Viva irá debater o livro “Ninguém Escreve ao Coronel”, de Gabriel García Márquez. A atividade acontecerá na última quinta-feira do mês, 31 de julho, das 16h às 18h, na sede da ADUFC.
A participação segue aberta, livre e gratuita a todas as pessoas interessadas, sendo apenas necessária a inscrição via formulário.
Letra Viva – Círculo de Leitura da ADUFC
5º encontro – 31 de julho de 2025 (sexta) às 16h
Livro para debate do 5º encontro: Ninguém Escreve ao Coronel, de Gabriel García Márquez
Inscrições via forms
Atividade aberta, livre e gratuita
Sede da ADUFC | Av. da Universidade, 2346 – Benfica



