A ADUFC lamenta profundamente a morte, na quinta-feira (13), da Prof.ª Maria Zélia Rouquayrol, aos 93 anos, docente aposentada do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A Prof.ª Maria Zélia foi uma renomada epidemiologista e referência na Saúde Pública brasileira. Graduada em Farmácia em 1955 pela Universidade Federal de Pernambuco, iniciou sua carreira profissional na categoria de Técnica do Laboratório de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Recife. Posteriormente, em 1969, fez o Curso de Especialização no Institute of Tropical Medicine em Antuérpia-Bélgica. No período seguinte (1970/1975) e com auxílio do CNPq, dedicou-se a pesquisas sobre esquistossomose nos perímetros de irrigação do DNOCS. Assim, de 1975 a 1976, por ocasião do mestrado Master of Public Health realizado na Tulane University-USA e publicado o trabalho Control of schistosomiasis in the irrigated áreas of Curu River, no seu retorno ao Brasil deu continuidade às pesquisas e ao ensino da disciplina Epidemiologia na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Após aposentar-se da UFC ingressou na Secretaria de Saúde de Fortaleza onde desempenhou atividades de investigação epidemiológica bem como coordenou a publicação do Boletim de Saúde da Célula de Vigilância Epidemiológica (CEVEPI/SMS).
Muitos foram os títulos, prêmios e honrarias que a professora recebeu, ao longo de sua vida acadêmica, sendo de se destacar: o prêmio conferido pelo Governo do Estado do Ceará, em 1986, pelo conjunto de sua obra; a Medalha do Mérito Científico, por serviços prestados ao desenvolvimento da ciência, da UFC, em 1988; o título de Professora Emérita, outorgado pela UFC em 1998; e o título da cidadania de Fortaleza, concedido pela Câmara Municipal de Fortaleza, em 2003.
Foi condecorada em 1998 pela ABRASCO com a Medalha de Prata Osvaldo Cruz, comemorativa do Centenário da FIOCRUZ, por sua dedicação ao ensino pesquisa-extensão, na área da epidemiologia, e, em 2002, recebeu da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) a Medalha Comemorativa do Centenário da OPAS.
Neste momento de dor e pesar, a ADUFC oferece condolências e um abraço de conforto a familiares, amigos, alunos e alunas da Prof.ª Maria Zélia Rouquayrol, que era filiada a este sindicato desde 1991.