Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

VEM PRA LUTA! – Comando de greve docente será instalado na segunda-feira (15), às 9h, nos jardins na reitoria da UFC

A ADUFC convida professores/as e comunidade acadêmica para a instalação do comando de greve docente, na próxima segunda-feira (15), às 9h, nos jardins da reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Essa é a data oficial de início da paralisação nas três universidades federais cearenses (UFC, UFCA e UNILAB), conforme deliberado na Assembleia Geral da categoria, em 9 de abril, e segue o encaminhamento coletivo das seções sindicais do ANDES-SN. O espaço será partilhado com o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), em greve desde março, demarcando a unidade da mobilização do setor da Educação.

A luta dos/as servidores/as públicos/as federais já se arrasta por meses. Desde julho do ano passado, quando foi instalada a Mesa Nacional de Negociação Permanente com o governo federal, entidades sindicais aguardam uma posição sobre o reajuste salarial para 2024. Após meses de reuniões evasivas e sem avanços com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a pauta veio à tona durante o 42º Congresso do ANDES-SN, em Fortaleza, que decidiu, em 28 de fevereiro, pela construção de uma greve do Sindicato Nacional. A decisão foi votada diante da frustração com mais uma rodada de negociação com o Palácio do Planalto, ocorrida no mesmo dia.

Além de reposição salarial para minorar as perdas decorrentes da inflação dos últimos anos, docentes reivindicam equiparação dos benefícios entre servidores dos três poderes, recomposição do orçamento das universidades, melhores condições de trabalho, reestruturação da carreira docente e revogação de medidas que atacam os servidores, aprovadas durante os governos Temer e Bolsonaro.

Em reunião da mesa central de negociações na última quarta-feira (10), o governo federal reafirmou o reajuste de 0% para 2024, frustrando dirigentes sindicais presentes no encontro. No mesmo dia, a reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do ANDES-SN ratificou a deflagração da greve docente iniciando em 15 de abril. Vem pra luta!

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]