Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

GREVE DA EDUCAÇÃO – ADUFC declara apoio à greve dos técnicos administrativos das universidades federais do Ceará

O comando de greve dos técnicos administrativos da UFC foi instalado nesta sexta-feira (15), na reitoria da universidade (Foto: David Motta)

A ADUFC manifesta apoio à greve dos/as técnicos/as administrativos/as da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). TAEs das três universidades federais aderiram à greve nacional da categoria, que ocorre no contexto da campanha salarial e do indicativo de reajuste zero em 2024 para servidores/as públicos/as federais. “Vamos parar a educação por respeito e valorização. Será uma greve que vem para defender a universidade e garantir que ela continue pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, destacou o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCe), Wagner Pires. 

A paralisação na UFC foi votada em assembleia do SINTUFCe na última segunda-feira (11) e contou com participação da presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, que ofereceu apoio da entidade aos/às servidores/as técnicos/as. O movimento teve início oficialmente nesta sexta-feira (15), com a instalação do comando de greve na reitoria da instituição, que já foi notificada pelo Sindicato sobre a decisão dos/as TAEs. Também foram realizadas plenárias nos campi do interior apoiando a mobilização.

Na UFCA, a assembleia ocorreu na quarta-feira (13) e teve a presença de cerca de 60% dos servidores/as técnicos/as da instituição. A instalação do comando de greve será na quarta-feira (20). “Nunca houve uma assembleia com essa participação”, destacou Gedeão Correia, TAE na UFCA e coordenador de campi avançados do SINTUFCe. Já a assembleia geral na UNILAB foi realizada na quinta-feira (14), com forte adesão da categoria. 

A construção da greve da Educação também vem sendo discutida pela categoria docente das instituições federais de ensino superior (IFES), conforme deliberado no último Congresso do ANDES-SN, que ocorreu no fim de janeiro em Fortaleza. Juntamente com as seções sindicais, a ADUFC está mobilizando sua base para debater o tema por meio de plenárias, reunião do Conselho de Representantes e assembleias. Entre as pautas reivindicadas por servidores/as federais, estão a recomposição salarial, a reestruturação da carreira e a equiparação de benefícios nos três poderes.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]