Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

VITÓRIA NA UFC – Progep passa a considerar data do interstício para pagamento administrativo de progressões de docentes

Em diálogo com a ADUFC, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará (Progep/UFC) informou que a instituição já começou a considerar a data de interstício no pagamento administrativo das progressões funcionais solicitadas a partir de agora, com prazo prescricional de até cinco anos. A decisão é uma vitória para os/as docentes porque altera o entendimento sobre a questão – anteriormente, o processo levava em conta a data do parecer da comissão que analisou a progressão, geralmente posterior à obtenção do benefício, gerando perdas financeiras aos professores/as. Essa é uma reivindicação histórica da ADUFC, que, em março deste ano, venceu um processo judicial garantindo o pagamento retroativo das progressões e vinha dialogando com a universidade sobre a pauta, citada na primeira audiência do sindicato com o reitor Custódio Almeida. 

De acordo com a pró-reitora Marilene Feitosa, da Progep, a deliberação da UFC baseia-se em três pareceres recentes: do Ministério da Educação (MEC), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria da própria universidade. “Estamos seguros quanto à questão jurídica”, disse a pró-reitora. O antigo entendimento, de considerar a data de análise da comissão, seguia regulamentações do governo federal e de órgãos de controle, que reconsideraram a norma diante da judicialização dos casos. Para que esse efeito seja aplicado retroativamente, ainda é necessária normativa regulamentada via Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), explica a Progep.

Em março de 2023, o juiz Jorge Luís Girão Barreto, da 2ª Vara Federal, determinou que professores/as da UFC, UFCA e UNILAB tenham os efeitos financeiros de suas progressões funcionais garantidos a partir da data de cumprimento dos requisitos exigidos e assegurou o pagamento retroativo desse direito aos/às docentes relativo ao período entre 2010 e 2015, ano de início de tramitação do processo. A decisão judicial foi um desdobramento de ação coletiva de autoria da ADUFC e o processo está transitado em julgado, ou seja, não cabem mais recursos. O Sindicato, através de sua Assessoria Jurídica, segue acompanhando esses casos de correção dos níveis da carreira para o pagamento retroativo aos professores sindicalizados e espera que a questão seja regulamentada, em definitivo, pelo governo federal para alcançar as progressões passadas.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]