Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

UNIVERSIDADE POPULAR – Unicamp aprova outorga do título de Doutor Honoris Causa ao grupo Racionais MC’s

(Foto: Aline Dara)

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou, no dia 28 de novembro, a outorga do título de Doutor Honoris Causa para os quatro integrantes do grupo Racionais MC’s: Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, reconhecidos como intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro. A honraria também ressalta a atuação política dos músicos no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída na produção do grupo. Distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp, o título é concedido a pessoas que contribuíram, de maneira notável, para o progresso das ciências, letras ou artes e/ou tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade ou prestado relevantes serviços à Universidade. No dia 1º de novembro, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) já havia concedido o título a Mano Brown.

O reconhecimento do trabalho do grupo Racionais MC’s vai ao encontro da construção de uma universidade mais inclusiva, diversa e antirracista, e que valoriza os saberes populares. “O grupo Racionais MC’s é um fenômeno de comunicação, escuta, mobilização de massa, denúncia e crítica social. Os músicos, através do rap, comunicam-se de forma incisiva com os que nunca são ouvidos e alcançaram milhares de admiradores, inspirando a juventude periférica e ampliando sua voz na afirmação da potência negra”, destaca a secretária-geral da ADUFC, Profª. Maria Inês Escobar. “Acerta a Unicamp quando os homenageia com o título de Doutor Honoris Causa. A universidade pública tem o dever de prestar homenagem aos que lutam contra o racismo e a violência”, acrescenta.

A formação dos Racionais MC’s ocorreu em 1988, quando a dupla Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira) e Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador) uniu-se aos bboys Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kléber Geraldo Lelis Simões). O grupo já produziu quatro álbuns e dois EPs, com músicas que expressam a vivência de boa parte da população brasileira nas periferias do país. Além de reconhecidos como o mais importante grupo brasileiro de rap, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay são reverenciados pela atuação política e por letras que trabalham com a autoestima de jovens negros e negras periféricos. A arte do grupo atravessa questões como racismo, desigualdade social e violência policial.

Em 2018, as letras do álbum Sobrevivendo ao Inferno, obra dos Racionais MC’s, tornaram-se leitura obrigatória do Vestibular da Unicamp. Em 2022, o grupo ministrou uma aula aberta na instituição como parte da conclusão da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, do Departamento de Antropologia do IFHC, com a Profª. Jaqueline Santos. Na ocasião, anunciou-se a ideia de conceder o título ao grupo. A docente, que é pesquisadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, foi uma das propositoras da outorga do título, juntamente com os professores Omar Thomaz e Daniela Vieira.

(*) Com informações da Unicamp

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]