Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ECONOMIA ECOLÓGICA/UFC – ADUFC participa de audiência com reitor Custódio Almeida sobre demandas da graduação 

A reunião ocorreu no gabinete do reitor, na última sexta-feira (8)

Representada por sua presidenta, a Profª. Irenísia Oliveira, a ADUFC participou, na última sexta-feira (8), de reunião com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, para tratar de demandas do curso de Economia Ecológica. Estavam na comitiva estudante e docentes, entre eles a coordenadora da graduação e secretária-geral do sindicato, Profª. Maria Inês Escobar. Estão entre as reivindicações o fortalecimento do curso; a necessidade de mais professores/as efetivos/as, especialmente com formação e expertise para atuar na unidade curricular Economia e Limites Ecossistêmicos; e uma maior infraestrutura para dar suporte a um curso noturno, como abertura do laboratório de informática durante a noite, além de cantinas e iluminação nos arredores do prédio.

O reitor fez uma escuta atenta às reclamações e questões apresentadas pelos docentes que atuam no curso e ressaltou que o diálogo está sempre aberto entre a administração superior e a comunidade acadêmica. Lembrou também a importância do curso, especialmente no atual contexto em que o estudo sobre meio ambiente e mudanças climáticas ganha repercussão global. Participaram ainda os professores Fábio Sobral e Júlio Ramon Teles, do Departamento de Teoria Econômica da UFC, que ministraram aulas no curso de Economia Ecológica; e Francisco Casimiro Filho, do Departamento de Economia Agrícola (CCA/UFC); além da estudante Débora Patrício, do Centro Acadêmico Georgescu-Roegen, e do coordenador de Articulação Política Institucional da UFC, Daniel Fonsêca.

No último dia 17 de novembro, reportagem da ADUFC denunciou a situação do curso de Economia Ecológica da UFC, que hoje enfrenta uma Diretoria autoritária no CCA e que adota argumentação tecnocrata para perseguir docentes que participaram da concepção da graduação. Também há outros percalços relatados, como infraestrutura precarizada, fragmentação das disciplinas em outros departamentos e falta de concurso público e de um quadro permanente de docentes. No dia 27 do mesmo mês, a comunidade acadêmica protestou contra o desmonte do projeto original da graduação e a perseguição institucional a docentes. A manifestação foi um dos encaminhamentos da plenária realizada na sede do Sindicato, no dia 20/11, reunindo professores/as, discentes e representantes da sociedade civil que atuam em questões socioambientais. Outra deliberação foi o envio de ofício ao reitor Custódio Almeida solicitando audiência, que foi atendida na última sexta (8).

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]