Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

VALORIZAÇÃO DOCENTE – Diretoria da ADUFC participa de mesa sobre inteligência artificial, pesquisa e ética no IV CONPESQ

A Profª. Amanda Pino, diretora de Patrimônio da ADUFC e docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA), participou, no último dia 5 de outubro, representando o sindicato, do IV Congresso de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – 10 anos da UFCA: trajetórias de desenvolvimento científico, tecnológico e social, em Mesa-Pesquisa com o tema “Possibilidades da Inteligência Artificial para a Pesquisa e os desafios éticos”. Também participaram da mesa a Profª. Bárbara Coelho Neves (UFBA), o Prof. Yuri Almeida (IFCE) e, como mediador, o Prof. Lucindo José Quintans Júnior (UFS).

A docente iniciou sua fala lendo texto e apresentando conjunto de slides gerados por inteligência artificial, informando, somente após mostrá-los, que haviam sido gerados desta forma. Com o questionamento “Seria ético eu não mencionar que gerei pelo Chat GPT (ferramenta de inteligência artificial) esse texto e deixar implícito que a autoria foi minha?”, demonstrou, em sua apresentação, que “as IAs não têm capacidade criativa, elas replicam tudo que já existe. Para criar novos conhecimentos, temos a necessidade da figura de pesquisadores e pesquisadoras”. Amanda também ressaltou a importância de se visualizar o pesquisador como trabalhador da ciência e de garantir direitos trabalhistas para esses profissionais.

Dando continuidade à sua fala, a professora relembrou o período de desvalorização de docentes presenciado durante a pandemia, a mercantilização da educação incentivada, principalmente, durante o governo Bolsonaro e a forma como as ferramentas de inteligência artificial têm sido utilizadas em universidades particulares substituindo a figura do/a professor/a e em práticas anti-educativas. 

Para finalizar, além de reforçar a necessidade de ética e avaliação meticulosa para o uso de inteligências artificiais, a Profª. Amanda Pino reforçou a necessidade de valorização da carreira docente e do serviço público, com especial atenção à Campanha Salarial 2024 de servidores e servidoras federais que reivindica recomposição salarial, reestruturação da carreira e a revogação da PEC 32/20.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]