Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CAMPANHA SALARIAL 2024 – Plenária Nacional faz análise da semana de mobilizações e indica realização de nova Jornada de Lutas

(Foto: ANDES-SN)

Com o objetivo de intensificar a mobilização pela inclusão do funcionalismo federal na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 e indicando nova Jornada de Lutas para novembro, foi realizada a Plenária Nacional de Servidores Públicos Federais, no último sábado (7). A atividade foi organizada pelos fóruns de Entidades Nacionais de Servidores Federais (Fonasefe) e de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e pelas Centrais Sindicais. 

A partir da avaliação do cenário político e do debate acumulado, a Plenária indicou a realização de uma plenária unificada presencial no dia 7 de novembro e um dia de paralisação das servidoras e dos servidores públicos federais no dia 8 de novembro, com caravanas à Brasília (DF), com o mote “Governo, queremos respostas às nossas reivindicações!”.

A Plenária contou com a participação de diversas entidades nacionais e de base e teve como pauta a avaliação da última Semana de Mobilização (2 a 7 de outubro). Para a 1ª tesoureira do ANDES-SN, Profª. Jennifer Webb, é necessário fortalecer o movimento para pressionar o governo. “Quando a gente diz que vai construir uma semana de mobilização, a gente tem que voltar o nosso peso, a nossa energia e todas as nossas ações para esta mobilização. É isso que, de fato, vai conseguir construir algo efetivo e claro que isso tem uma relação direta com a base”, ressaltou a diretora do Sindicato Nacional, em fala durante a plenária.

A posição do governo na última reunião da Mesa de Negociação Temporária Específica da Educação Superior, ocorrida na quarta-feira (3), foi alvo de críticas. Segundo Jennifer, o ANDES-SN apresentou a proposta de reestruturação da carreira e as reivindicações da categoria docente, no entanto não houve qualquer retorno positivo. “Simplesmente não conseguimos uma resposta efetiva do governo e, por isso, precisamos continuar mobilizando e pressionando. Esse é o nosso papel”, analisou a diretora.

Para o 1º vice-presidente da Regional Nordeste I, Prof. Luiz Eduardo Neves, essa campanha é por recomposição das perdas nos últimos anos. “Nós, do ANDES-SN, a partir das nossas bases, temos bem claro que a recomposição salarial de 39% é extremamente importante e esse índice não surgiu do nada, ele surge a partir de um estudo do Dieese. A gente não está falando de aumento, a gente está falando de perdas”, pontuou Neves.

A nova jornada segue com as pautas da reestruturação de carreiras, pela equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos diferentes Poderes, pela revogação de medidas que prejudicam nossa categoria e o conjunto da classe trabalhadora, e pelo arquivamento da PEC 32/20.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]