Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE APOIO – ADUFC presta solidariedade à Ocupação Nestor Makhno, que enfrenta ação violenta de despejo em Massapê

A ADUFC-Sindicato vem a público prestar solidariedade às 30 famílias da Ocupação Nestor  Makhno, em Massapê, que enfrentam uma ação de despejo no município. Os/as integrantes do movimento compõem a Organização Popular Terra Liberta e denunciaram, em carta publicada em 17 de junho, os atos arbitrários. Também pediram apoio do poder público para a garantia das moradias: Prefeitura Municipal de Massapê, Governo do Estado e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará. Após dois meses de ocupação, as famílias são vítimas de um mandado de reintegração de posse assinado no dia 15/6 pela 2º Vara da Comarca de Massapê, inclusive com autorização de uso de força policial.

“No dia 15 de abril de 2023, ocupamos uma fazenda abandonada há 30 anos conhecida como Campo Grande, às margens da CE 240, que leva para Tuína e do Riacho do Mocó. Lá não existia nada de produtivo, o mato brabo não era adequado para pastagem e nenhuma plantação existia. Foi com o nosso trabalho que começamos a plantar batata, cheiro-verde, abacaxi, pimenta, boldo, cidreira, criar galinha, criar bode. Foi com o nosso suor que o terreno foi limpo. E, assim, um local abandonado se tornou um lar para famílias viverem de maneira coletiva”, detalhou o movimento na carta pública.

A Organização Popular Terra Liberta atua em defesa dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores excluídos socialmente no estado do Ceará. “É a nossa resposta para este mundo injusto onde tantas pessoas vivem trabalhando e morrem sem dignidade”, reforçou a Organização. O Sindicato reforça o apoio e a solidariedade ao povo trabalhador de nosso estado que busca condições dignas de vida e moradia. Também exige postura de diálogo e conciliação do poder público em contraponto ao despejo arbitrário agora presenciado.

Fortaleza, 22 de junho de 2023

Diretoria da ADUFC-Sindicato
Gestão ADUFC nas Lutas
(Biênio 2023-2025)

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]