Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ANIVERSÁRIO DA ADUFC – Professores e professoras celebram 43 anos do Sindicato em festa com jazz, samba e homenagens

Professoras, professores e convidados celebraram os 43 anos da ADUFC, na última sexta-feira (5), com muito jazz e samba numa festa animada por grandes atrações musicais na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Fortaleza. Docentes lembraram a história de luta do Sindicato e comemoraram as conquistas democráticas recentes, resultado da mobilização coletiva contra o autoritarismo no Brasil e na universidade. A noite foi inaugurada pelo show de Indiana Nomma, acompanhada por um experiente Quinteto de Jazz – Hermano Faltz (guitarra e direção musical), Tito Freitas (teclados), Alex Moreira (trompete), Luis Hermano Bezerra (contrabaixo acústico) e Denilson Lopes (bateria). A outra atração da noite foi a cantora Gabi Nunes, que trouxe um repertório especial de samba.

O presidente da ADUFC, Prof. Bruno Rocha, fez uma breve retrospectiva da trajetória do Sindicato ao longo das mais de quatro décadas e lembrou da atuação de docentes no enfrentamento à ditadura civil-militar e no período de redemocratização do país, quando a ADUFC ainda era uma associação. “Essa entidade passou, ao longo desse tempo, por vários caminhos da construção da luta e se mostrou forte e resiliente. Mesmo passando por muitas dificuldades e percalços, nós chegamos a 2023 com a ADUFC viva, atuante e de luta”, destacou o docente, que está encerrando um ciclo de quatro anos à frente da direção do Sindicato. Ele ainda apresentou e homenageou os integrantes da atual gestão da ADUFC, Resistir e Avançar, e a nova Diretoria, que assumirá em junho.

Também fez um discurso na cerimônia a presidenta eleita para o próximo biênio, Profª. Irenísia Oliveira. “Eu diria que essa música, essa noite, essa comemoração de 43 anos da ADUFC, tudo isso entra no rol das vitórias que viemos comemorar aqui. Uma vitória sobre o autoritarismo no Brasil e na UFC”, ressaltou a docente, que atuou como vice-presidenta da entidade no último quadriênio. Ela também agradeceu pelos 851 votos de professoras e professores recebidos pela Chapa 1 “ADUFC nas lutas: pela universidade pública, por mais democracia e direitos” no pleito do Sindicato. Outro a ser homenageado foi o Prof. Agamenon Tavares de Almeida, primeiro presidente da ADUFC, que estava na festa celebrando os 43 anos do Sindicato. 

A apresentação de Indiana Nomma na última sexta-feira marca mais um capítulo da história de parceria com a ADUFC. O trabalho conjunto já resultou nos shows Todo Cambia (2019) e Ilustríssimas (2020), na reedição do livro “Cenários da Libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade” (2021) e no tributo a Mercedes Sosa (2023), que abriu as comemorações de aniversário do Sindicato, em 30 de abril.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]