Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

BIÊNIO 2023-2025 – Eleições do ANDES-SN ocorrem nos dias 10 e 11 de maio; docentes da ADUFC podem votar em 16 seções

Professoras e professores sindicalizados da UFC, UFCA e UNILAB poderão votar, nos dias 10 e 11 de maio, nas eleições para a Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional para o próximo biênio (2023-2025). Três chapas foram homologadas pela Comissão Eleitoral: 01 “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”; 02 “ANDES-SN Classista e de Luta”; e 03 “RENOVA ANDES”. “Queremos chamar todas, todos e todes para, nos dias 10 e 11, irmos às urnas, em uma grande mobilização, para fazer uma votação massiva neste grande sindicato que está sendo tão disputado”, convoca o presidente da ADUFC, Prof. Bruno Rocha. “A ADUFC participa, mais uma vez, da eleição do ANDES-SN, e em breve formalizará o retorno como seção sindical”, acrescentou.

Como votar nas eleições do ANDES-SN?

Professores/as sindicalizados/as à ADUFC até o dia 9 de fevereiro de 2023 poderão votar em 16 urnas distribuídas no interior e na capital (veja lista abaixo das seções eleitorais). Docentes devem votar nas urnas referentes à sua unidade acadêmica. A lista de eleitores por seção eleitoral será divulgada pela Comissão Eleitoral nos próximos dias. Para votar, é necessário apresentar documento de identificação com foto. Também será disponibilizada a opção de voto em separado para docentes cujos nomes não constem nas listas da seção eleitoral.

Conheça as chapas que concorrem à Diretoria do ANDES-SN

O candidato a presidente pela chapa 1 é o Prof. Gustavo Seferian, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a postulante a secretária-geral é a Profª. Fran Rebelatto, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); e a Profª. Jennifer Webb, da Universidade Federal do Pará (UFPA), disputa o cargo de 1ª tesoureira. A chapa apresenta seis prioridades: defender uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade; defender os direitos, salários e condições de trabalho da categoria docente; lutar contra as diferentes opressões; assegurar a liberdade de ensinar e aprender e a autonomia universitária, assentadas em um projeto classista de educação; defender ciência e tecnologia públicas, com dotação orçamentária adequada; e fortalecer a reorganização da classe trabalhadora para impedir a mercantilização da educação e avançar em espaços coletivos de luta. Leia mais no site da chapa 1.

Pela chapa 2, os candidatos são os professores André Guimarães (presidente), da Universidade Federal do Amapá (Unifap); Celeste dos Santos (secretária-geral), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e Plínio de Arruda Sampaio Júnior (1º tesoureiro), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre as propostas, estão: organizar a atuação sindical pela base por meio de assembleias e comprometida com as lutas classistas e os direitos conquistados; fortalecer as seções sindicais municipais, estaduais e federais com dificuldades de crescimento ou legalização; lutar pela regularização da negociação coletiva no setor público federal e direito irrestrito de greve; solidariedade militante e material aos movimentos das(os) trabalhadoras(es) por salário e condições de trabalho; e defesa de uma central sindical e popular. Conheça as principais propostas no link especial criado pela chapa 2

Integram a chapa 3 o Prof. Luis Antonio Pasquetti, da Universidade de Brasília (UnB), que disputa a presidência; a Profª. Eleonora Ziller, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que concorre ao cargo de secretária-geral; e a Profª. Erika Suruagy (1ª tesoureira), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os pilares apresentados são: autonomia e independência para o movimento docente; democracia e ampliação da mobilização, das filiações e da participação da categoria para aumentar a representatividade e a força do Sindicato; participação efetiva nas lutas em defesa da democracia, da educação, da ciência e tecnologia; e construção da unidade para que o ANDES-SN possa estar à altura do momento histórico. As demais propostas podem ser encontradas no site da chapa 3.

Veja a lista dos locais de votação dos docentes da ADUFC:

Campus do Pici
1. CENTRO DE CIÊNCIAS
2. CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
3. ICA

Campus do Benfica
4. CENTRO DE HUMANIDADES
5. ADUFC SEDE
6. FACED

Campus do Porangabussu
7. FARMÁCIA
8. MEDICINA

Labomar
9. LABOMAR

UFC no interior
10. CAMPUS SOBRAL
11. CRATEÚS
12. QUIXADÁ
13. RUSSAS

UFCA
14. JUAZEIRO
15. BREJO SANTO

UNILAB
16. CAMPUS ACARAPE

(*) As salas de votação em cada unidade serão divulgadas nos próximos dias.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]