Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Nota de repúdio aos cortes orçamentários dos Centros Culturais do Banco do Nordeste

A Adufc- Sindicato, como entidade comprometida com o desenvolvimento educacional e cultural do estado do Ceará e do Brasil, repudia os cortes orçamentários injustificados impostos aos Centros Culturais do Banco do Nordeste (CCBnb), localizados nas cidades de Sousa-PB, Juazeiro do Norte-CE e Fortaleza-CE. Os cortes ocasionaram demissão de funcionários e resultarão na paralisação da programação dos centros culturais no segundo semestre deste ano, com cancelamento das agendas já planejadas.

Os Centros Culturais do Banco do Nordeste (CCBnb) têm mantido, nos últimos anos, programação regular de formação e apresentações em diversas linguagens artísticas e culturais, como literatura, cinema, teatro, artes visuais, música e tradição, em parceria com Universidades, coletivos artísticos e outras entidades culturais, constituindo-se um patrimônio do povo.

Dada a importância destes equipamentos culturais para as cidades e pra a região, consideramos urgente a reavaliação dos cortes, das demissões e a manutenção das atividades regulares. O investimento em cultura, educação e arte é atestadamente fator decisivo de desenvolvimento social.