Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 38 – 03 de abril de 2017

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 38 • 03 de abril de 2017

Paralisação Nacional contra a Reforma da Previdência e Terceirização reúne mais de 35 mil pessoas em Fortaleza

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Foto: Júnior Tavares

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) participou, na tarde desta sexta-feira (31), de mais um ato nacional contra a Reforma da Previdência e a Terceirização. A manifestação organizada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo – em parceria com Sindicatos, Entidades de Classes, Movimentos Sociais e Sociedade Civil Organizada – contou com a participação de mais de 35 mil trabalhadores que lutam para que seus direitos sejam mantidos.

O objetivo principal da Paralisação Nacional foi levar às ruas o debate sobre os impactos negativos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287) na vida do trabalhador, do aposentado e do pensionista brasileiro. A manifestação contrária à Reforma teve concentração às 15 horas, na Praça Clóvis Berviláqua (Praça da Bandeira), em frente à Faculdade de Direito, seguindo em caminhada até a Praça do Ferreira, no Centro.

De acordo com a professora da faculdade de medicina da Universidade Federal do Ceará, UFC, Helena Serra Azul, é importante que a população saiba pelo que o país vem passando e que lute pelos seus direitos. “É fundamental que a sociedade vá às ruas para conseguir barrar estes projetos de desmonte do país. Não há outra saída, a não ser o movimento e a luta pelos direitos de todos os trabalhadores”, disse.

As entidades estimam que os protestos estão “preparando” o País para uma greve geral prevista para acontecer no dia 28 de abril, com toda a representação servidores públicos, em defesa das pautas trabalhistas.

A professora aposentada Mirtes Mirian do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC frisou a importância de momentos como este para informar a população que o que está em jogo na verdade, são muitos anos de conquistas de todas as classes. “Nós esperamos que a população em hipótese nenhuma aceite esse desmonte que estão propondo à todas as áreas. Que todos os trabalhadores se unam e lutem contra essa reforma da previdência e contra a reforma trabalhista”, afirmou.

Campanha contra a Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência (PEC 287) pretende limitar direitos e impor os déficits da Administração Pública Federal ao bolso do cidadão e da cidadã brasileira, o que coloca em risco a aposentadoria e outros benefícios previdenciários – como o seguro-desemprego – com a justificativa de manter a sustentabilidade do sistema e sanar um possível rombo orçamentário nas contas da Previdência Social.

Diante deste cenário, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC – Sindicato) está realizando Campanha para debater e dialogar com a comunidade acadêmica e a sociedade civil, sobre a atual situação da Seguridade Social no Brasil, incentivando a fiscalização do uso do dinheiro público e construindo soluções que não atinjam o futuro de tranquilidade e dignidade tão sonhado pelos brasileiros após anos de contribuição.

É sobre todos nós! É sobre nosso futuro!

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Foto: Nyna Sany


Dívida Pública e o impacto na vida do trabalhador é tema de palestra com participação da ADUFC-Sindicato

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Foto: Bárbara Magalhães

Na manhã desta sexta-feira (31), a ADUFC-Sindicato esteve presente na ‘’51º Reunião do Conselho de Representantes da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB). Na ocasião, o secretário-geral do Sindicato e coordenador da Auditoria Cidadã no Ceará, professor Enio Pontes, ministrou palestra sobre a ‘’Dívida Pública e os impactos na vida dos trabalhadores’’.

O professor apresentou para os funcionários do BNB como funciona a Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) e como a entidade trabalha para instaurar uma auditoria da Dívida Pública brasileira. Para ele, diante de todos os retrocessos que estão sendo lançados pelo governo de Michel Temer (como a Reforma da Previdência, Terceirização do trabalhador, Reforma Trabalhista, entre outros), a ACD tem um papel importante de mostrar para a sociedade o desmonte que essas propostas representam, e de que maneira elas estão ligadas à dívida pública.

Durante a palestra, o prof. Enio Pontes apresentou dados que mostram o quanto o Brasil é um país cheio de riquezas naturais e, mesmo assim, continua em um cenário de escassez. ‘’Nós (o Brasil) detemos 90% das reservas de nióbio que existem no mundo, um mineral riquíssimo, e vendemos por volta de apenas R$ 2,00 a tonelada. O Canadá detém 2% desse elemento químico, e é o país que é. Então, o que está nos faltando?’’, questionou o palestrante.

Campanha por uma Consulta Nacional

O secretário-geral também aproveitou o momento para lançar a campanha por uma Consulta Nacional da Auditoria Cidadã.

No período de 14 de março a 30 de junho de 2017, as entidades envolvidas com a ACD irão coletar o posicionamento da sociedade sobre a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, Privatizações e Auditoria da Dívida Pública. Diversos sindicatos (dentre eles a ADUFC-Sindicato), instituições e movimentos sociais em todo o país estão unidos para construir juntos a proposta de uma Consulta Nacional e Auditoria da Dívida.

Mais informações da campanha no site: http://migre.me/wg3CF

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Foto: Bárbara Magalhães


Passeio Cultural à Redenção – 07 de abril de 2017

A Diretoria de Assuntos de Aposentados da ADUFC-Sindicato realizará no próximo dia 07 de abril o passeio cultural à Redenção.

A programação contará com visita à UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), pela manhã, e ao Museu Senzala Negro Liberto, pela tarde. O almoço será em um restaurante em Baturité, a 40 minutos de Redenção.

A saída do ônibus será às 8h30min da sede da ADUFC-Sindicato, com retorno previsto para 16h. O almoço self service e o ingresso do museu serão por conta do professor (a).

Contamos com sua presença. Para inscrição, entrar em contato com a colaboradora Regina no telefone 3066.1818, ou na própria sede do Sindicato, até o dia 03 de abril de 2017.

Passeio Cultural à Redenção – 07 de abril de 2017


ADUFC-Sindicato participa em Brasília de reunião conjunta do Fórum Nacional de Educação e Comitê Nacional em Defesa da Educação Pública

ADUFC-Sindicato participa de reunião com MEC, FNE e CONTEE para aprovação do Conae 2018

O auditório da Capes em Brasília esteve praticamente lotado, na última quarta-feira (28), para receber representantes do setor de educação de todo o país que participaram da reunião conjunta do Fórum Nacional de Educação e do Comitê Nacional em Defesa da Educação Pública. O secretário-geral da ADUFC-Sindicato e coordenador adjunto do Fórum Estadual de Educação (FEE/CE), professor Enio Pontes de Deus, representou as instituições.

Os participantes discutiram principalmente os encaminhamentos das comissões de Sistematização, Monitoramento, Articulação, Mobilização e Infraestrutura. Também esteve em pauta o documento-referência da III Conferência Nacional de Educação – Conae 2018 e ainda o monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE) e suas estratégias, além do trabalho realizado pelos Fóruns Permanentes de Educação nos estados.

Para Prof. Enio Pontes, “o encontro foi extremamente proveitoso porque permitiu a interlocução entre os integrantes das comissões estaduais para uma importante troca de informações que servirão, em breve, para traçar as próximas estratégias das comissões locais, sempre em sintonia com o Fórum Nacional. ”

Em relação ao posicionamento do Ministério da Educação quanto a aprovação do documento-referência para a realização do Conae-2018, Enio criticou a postura do órgão em querer alterar o texto apresentado pelas entidades de educação, ao fazer destaques a pontos polêmicos como o financiamento e a gratuidade do ensino superior. “O Ministério da Educação procurou dificultar a aprovação do documento-referência para a realização do Conae 2018, além de alterar o texto que foi aprovado pelo Fórum Nacional de Educação e demais entidades. O órgão quis modificar até a data de realização do evento, contrariando o FNE”, explicou.

Apesar da resistência do Ministério da Educação, a Comissão de Sistematização aprovou o documento-referência, cujo tema é “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social pública, gratuita e laica”.

Aproveitando a mobilização, os participantes do encontro também discutiram estratégias conjuntas entre os profissionais de educação dos setores público e privado para combater as propostas de privatização do ensino e também contra os ataques aos direitos dos trabalhadores de uma forma geral.

Ficou definido que as entidades de educação farão pressão junto aos parlamentares, integrantes dos Poderes Executivo e Judiciário, por meio de grandes manifestações públicas em todo o país nesta sexta-feira, dia 31.03, debates nos locais de trabalho entre 17 e 20 de abril; mutirão nos bairros em defesa da educação pública e contra as terceirizações e as reformas da Previdência e trabalhista, entre os dias 24 e 27 de abril e greve geral no dia 28 de abril.

ADUFC-Sindicato participa de reunião com MEC, FNE e CONTEE para aprovação do Conae 2018


Assuntos culturais, artísticos e de lazer recebem novo espaço na ADUFC-Sindicato

Com o objetivo de direcionar assuntos artísticos, culturais e de lazer, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) destina a sala de convivência para os seus professores sindicalizados. A responsável pelo setor é a colaboradora Regina Gerinette.

Mais informações: (85) 3066.1818 ou conv.aposentados@adufc.org.br



Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Jornalistas Responsáveis: Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]