Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Atividades sindicais, regimes de aposentadoria e MCTI estão entre os temas debatidos na reunião da Diretoria da ADUFC-Sindicato com os professores de Russas

A aproximação da ADUFC-Sindicato com os docentes lotados no interior do Estado é uma das marcas da atual Diretoria, que tem dentre os seus objetivos construir um Sindicato igualmente forte e atuante em todos os locais onde a entidade possui filiados.

Por meio do diálogo contínuo e da participação in loco em encontros, reuniões e eventos junto aos professores da Universidade Federal do Cariri, da Unilab e dos Campi da UFC no interior, a atual gestão tem promovido a interiorização das atividades e serviços do Sindicato, guiando-se, sobretudo, pelas percepções apresentadas pelos próprios docentes que atuam nessas localidades, que melhor podem elencar as demandas sindicais das respectivas realidades onde ensinam.

Como parte dessa agenda, a Diretoria, representada pelo Secretário Geral, Prof. Enio Pontes, participou de reunião com os professores do Campus de Russas na última terça-feira, dia 28. O encontro contou a presença do Diretor do Campus, Prof. Lindberg Lima Gonçalves.

O diálogo teve como pauta as atividades sindicais que estão sendo desenvolvidas, questões jurídicas e administrativas da carreira docente como promoção e progressão funcional, o FUNPRESP, os planos Unimed e Uniodonto e os demais convênios. Na ocasião, foram feitas novas filiações à ADUFC-Sindicato e novas adesões aos planos da Uniodonto e da Unimed.

Dentre os assuntos discutidos na reunião, o Prof. George Luiz, do Curso de Engenharia de Produção, destaca os esclarecimentos sobre os planos e convênios ofertados pela ADUFC-Sindicato e o interesse da Diretoria em ouvir dos professores sugestões de parcerias com empresas situadas na região. “Encontros como esse fortificam a relação da ADUFC com seus filiados e são uma oportunidade de conversamos pessoalmente com a Diretoria da entidade sobre parcerias que podem ser firmadas em Russas e sobre formas da ADUFC atuar aqui em benefício dos professores”, disse.

Outro tema tratado foi a recente fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações (MC), contra a qual a ADUFC-Sindicato, em parceria com a Secretaria Regional da SBPC no Ceará (SBPC/CE) e outras entidades, tem construído uma ampla campanha de mobilização.

Para o professor Edvan Cordeiro, do Curso de Engenharia Mecânica, a discussão sobre o MCTI foi de fundamental importância. “Isso mostra que a atuação da ADUFC vai além de questões de âmbito estritamente docente e está sintonizada com as causas de interesse da sociedade de maneira geral, como é o caso da situação do MCTI”, afirmou.

Na oportunidade, o Secretário Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, afirmou que “o nosso trabalho vai no sentido de fazer com que a ADUFC esteja presente e atuante em todos os locais onde o Sindicato possui filiados, difundindo informações sobre as políticas educacionais que afetam a carreira docente, prestando serviços e esclarecimentos jurídicos, fechando convênios, promovendo e apoiando eventos, colhendo sugestões e construindo em cada local uma política sindical adequada à sua realidade”.

Arraia-RussasA agenda de atividades no Campus de Russas incluiu também jantar junino promovido pela ADUFC-Sindicato. A confraternização teve a participação do Secretário Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, do Diretor do Campus, Prof. Lindberg Gonçalves, e de todos os professores do Campus da UFC em Russas. O evento contou com a animação do autêntico forró pé de serra do conjunto Anderson & Banda.

O Campus

Composto por cinco cursos de graduação, nos quais se distribuem 30 professores, o Campus da UFC na cidade de Russas concretizou-se como instituição estratégica para o desenvolvimento da região do Vale do Jaguaribe, segundo o Diretor da Instituição, Prof. Lindberg Gonçalves.

“O Campus da UFC em Russas foi desde o início planejado para ser um elemento impulsionador de toda a região do Vale do Jaguaribe. Todos os professores do Campus residem em Russas, convivem com a sociedade daqui e atuam como agentes transformadores da realidade local. A presença do Campus está impactando positivamente toda a região no sentido econômico, político, cultural e estrutural”, avalia.

Próximo de completar dois anos de atividade, o Campus da UFC na cidade de Russas conta com os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação, nos quais estão distribuídos mais de 500 alunos.

Reuniao-Russas-2

Deixe um comentário

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]