Como mencionou a escritora Conceição Evaristo durante a Festa Literária das Periferias (FLUP), “o melhor modo de reencantar o mundo é, justamente, com a arte”. A arte é pulso de alegria, movimentação política, aceno para a construção de um mundo com justiça, beleza e dignidade para todas as pessoas.
Pensando em reencantar o mundo e a luta sindical através da arte, a ADUFC inicia, para os/as docentes filiados/as, um grupo de pintura em tecido com facilitação de Virgínia Alencar.
“Pintura é minha vida. Fiz meu primeiro curso quando eu tinha 12 anos e, ao longo da vida, fui fazendo outros cursos. O pincel é minha alma. Já trabalhei dando aulas no Instituto dos Surdos, facilitei um Curso de Vivências Artísticas na UECE e na extinta Associação dos Aposentados e Pensionistas de Aposentados da UFC (ADAUFC). Fui convidada para fazer oficinas com crianças autistas, trabalho em atendimentos terapêuticos e em aulas particulares com idosos e pessoas autistas”, comentou a facilitadora sobre sua trajetória.
O curso acontece toda quarta-feira, das 9h30 às 11h, na sede da ADUFC em Fortaleza, e tem início no dia 17/9. A atividade é destinada para docentes filiados/as, estejam aposentados/as ou na ativa, e tem o total de 13 vagas que devem ser preenchidas mediante inscrição via formulário.
“Queremos convidar vocês, docentes, a participarem desse curso de pintura em tecido. A proposta é trabalhar com temáticas e, nesse primeiro momento, a ideia é ter como tema do curso a justiça climática, a defesa da natureza. Não percam porque vai ser muito proveitoso”, afirmou a Prof.ª Lena Espíndola, segunda-suplente da ADUFC.
No final de cada ciclo do curso, a turma realizará uma exposição na ADUFC com os trabalhos produzidos.
Curso de Pintura em Tecido na ADUFC
Facilitadora Virgínia Alencar
Às quartas-feiras, das 9h30 às 11h – início no dia 17/9
Inscrição via formulário
Máximo de 13 inscrições (10 vagas reservadas para docentes filiados/as)



