O ano de 2025 vem trazendo uma experiência nova para o Caldeirão da ADUFC: integrar a programação oficial do Carnaval de Fortaleza. Os cortejos de rua já se tornaram tradição no grupo, mas fazer parte do desfile oficial de Carnaval na Domingos Olímpio é uma grande novidade deste ano.
Com a loa “Gente Junta”, de autoria de Levi Magalhães, Jamili Craveiro e Suene Honorato, os/as brincantes do Caldeirão da ADUFC vão abrir o desfile no sábado de carnaval, 1º de março, às 16h.
O grupo tem se preparado com ensaios semanais e vivências culturais para o momento na avenida, mas faz também um convite especial para os/as docentes que estarão em Fortaleza durante o carnaval. O Caldeirão da ADUFC convida as professoras e os professores a vestirem uma blusa vermelha, bermuda ou saia branca e chapéu de palha, e se somarem ao desfile na avenida no sábado de Carnaval.
“A gente do Caldeirão da ADUFC ficaria muito feliz de ter no desfile a participação das professoras e dos professores. Nossa loa, “Gente junta”, fala da alegria de ser brincante de maracatu, coco, reisado, boi — brinquedos das culturas tradicionais. Ser brincante é aprender com nossos mestres! Aprender em coletivo e com o corpo em movimento, dançando, cantando e tocando, é uma experiência enriquecedora: fonte de esperança, para nós, que estamos todos os dias em sala de aula, muitas vezes distanciados dos saberes afro-brasileiros e indígenas, que se constroem a partir de metodologias diferentes daquela praticada na academia. Bora pra avenida, pessoal!”, convidou a Prof.ª Suene Honorato, docente do Departamento de Literatura/UFC e brincante do Caldeirão da ADUFC.
Levi Magalhães, regente do Caldeirão da ADUFC, contou como ao longo dos três anos do grupo os carnavais foram representativos para a realização de sonhos coletivos. No primeiro carnaval do grupo, em 2023, o sonho realizado foi fazer o próprio estandarte, as fantasias e colocar o grupo na rua. No segundo Carnaval, em 2024, colocaram novamente o grupo na rua, mas dessa vez lançaram também uma música própria e a blusa do grupo. Agora em 2025, no terceiro Carnaval do Caldeirão da ADUFC, o sonho que irá se realizar é o de integrar oficialmente o tradicional desfile carnavalesco na Av. Domingos Olímpio.
“O Caldeirão [da ADUFC] é um grupo de rua, a gente tem essa proposta principal de estar na rua. É claro que a gente também vai pros palcos, mas o principal, quando nasceu o grupo, é de estar na rua com o movimento sindical, com as festividades, com a comunidade acadêmica, estudantil, todo mundo. E levar o Caldeirão para esse movimento”, comentou. O regente ressaltou também o processo de formação do grupo com os ensaios, vivências e encontros com mestres/as que falam sobre a história, os ritmos, instrumentos e músicas que tem a ver com o movimento do povo negro, dos povos originários, com a história do maracatu cearense, da ciranda, do boi, do coco e de muitos outros.




“Quando a gente decidiu desfilar na avenida, assim como os grupos que costumam desfilar, a gente escolheu um tema. E o tema na avenida deste ano é “Ser Brincante”, que vem muito sobre a história do próprio grupo, né? De sermos brincantes, de conhecermos os toques, de aprendermos a tocar os instrumentos, a conhecer a história e poder ter o contato com os mestres e as mestras e se divertir, sabe? Ir pra rua entendendo o peso histórico que é estar ali na rua tocando o que a gente toca, e poder estar lá fazendo o nosso Caldeirão ferver. Então, a gente vai poder concretizar esse sonho”, explicou Levi.
Os/as brincantes do Caldeirão da ADUFC abrem o desfile no sábado de carnaval, 1º de março, às 16h, na Av. Domingos Olímpio.
Confira a letra da loa:
Gente junta – Loa Carnaval 2025 Caldeirão da ADUFC
Autoria: Levi Magalhães, Jamili Craveiro e Suene Honorato
[refrão 2x]
Maracatu, ciranda,
coco, praia, arrasta pé.
Maracatu, Reisado,
bumba-boi e afoxé.
[parte 1]
Sou brincante na avenida,
meu Nordeste canto em pé.
Tá na hora, alui o povo:
gente junta faz maré.
Sou brincante pelo mundo,
não importa onde estiver.
Aprendi com os meus mestres:
gente junta faz axé.
[refrão 2x]
Maracatu, ciranda,
coco, praia, arrasta pé.
Maracatu, Reisado,
bumba-boi e afoxé.
[parte 2]
No andar da formiga,
sonhar multidão.
O ferro avisa,
chegou Caldeirão.
Quem toca alegria,
batendo tambor,
saúda a folia
de quem ensinou.
Desfile Caldeirão da ADUFC
Sábado, 1º de março de 2025 | 16h
Avenida Domingos Olímpio
O Caldeirão da ADUFC convida as/os docentes a vestirem uma blusa vermelha, bermuda ou saia branca e chapéu de palha, e se somarem ao desfile na avenida no sábado de Carnaval.