A exposição conta com um mural pintado por alunos da UFC (Foto: Victor Braga/UFC)
Inaugurada em 10 de dezembro de 2024, a Exposição Sementes de lutas: aqui está presente o movimento estudantil!, marcou a abertura do Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias na Reitoria da UFC. A partir de uma coleção de fotos, objetos e textos, a exposição remonta a história e trajetória do movimento estudantil na Universidade Federal do Ceará (UFC) desde a origem da instituição.
Segundo a jornalista e produtora cultural Dora Freitas, integrante da equipe de curadoria da exposição, foram coletados documentos variados que vieram de acervos como o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica do Departamento de História da UFC (NUDOC/UFC); a Biblioteca Pública do Ceará e também de acervos pessoais. A ADUFC também contribuiu cedendo diversas fotografias do seu acervo para a composição da exposição.

Acervo da ADUFC com manifestações do movimento estudantil compõe parte da exposição
Na exposição é possível encontrar reproduções de ambientes e cenários feitos a partir de fotografias que foram encontradas durante as pesquisas para a montagem, assim como objetos como faixas de rua, bandeiras, megafones, carteiras de estudantes e até a urna em que foram feitas várias eleições das diretorias do Diretório Central dos Estudantes.
SERVIÇO
Exposição Sementes de Lutas: aqui está presente o movimento estudantil!
Gratuito. Horário de visitação: 9h às 17h.
Em cartaz até o final de fevereiro de 2025
Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias – Reitoria UFC | Benfica – Fortaleza