Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CAMPANHA SALARIAL – ADUFC divulga passo a passo para votar no plebiscito consultivo, em 4 de abril, sobre greve nas federais do Ceará

A ADUFC realizará, na próxima quinta-feira (4), um plebiscito consultivo virtual, aberto a todos/as os/as sindicalizados/as da UFC, UFCA e UNILAB, sobre a construção da greve dos/as docentes das universidades federais cearenses. O plebiscito é um dispositivo regimental e busca ouvir os/as docentes sobre a construção, o fortalecimento e a mobilização para a greve. Veja o passo a passo para votar:

1. Para votar no plebiscito, o processo é muito simples. Cada votante receberá, via e-mail, mensagem automática com usuário (número do CPF, com pontos e traço), senha gerada pela criptografia do sistema e link de acesso à plataforma de votação;

2. Acesse o link de votação. Com esses dados, o/a docente realizará o login no sistema e entrará na cabine de votação para responder o questionário;

3. Ao terminar de responder, há uma tela de revisão para conferência das opções escolhidas. Ao confirmar, aparecerão as telas de depósito de voto na urna virtual e a confirmação da votação. Ao finalizar, seu voto estará depositado.

Relembre as perguntas aplicadas no plebiscito consultivo:

  1. Pelo que você vem acompanhando da Campanha Salarial 2024 e diante da falta de negociação efetiva por parte do governo federal, que ofereceu 0% de reajuste em 2024 e 9% parcelados em 2025 e 2026, você acha importante fortalecer a greve dos/as docentes das universidades federais do estado do Ceará, a ser deflagrada em Assembleia Geral da ADUFC que será realizada no próximo dia 9 de abril?
  2. Você considera que a greve dos/as docentes deve ter como pautas prioritárias, além de reajuste salarial e carreira docente, as condições de trabalho e o orçamento das universidades federais do estado do Ceará?
  3. Você considera que a greve deve fazer pressão no governo federal, que elabora o orçamento da União?
  4. Você considera que a greve deve fazer pressão no Congresso Nacional, que aprova o orçamento da União?
  5. Você considera importante a greve docente também como solidariedade à greve dos/as servidores técnico-administrativos, iniciada em março?

* Para todos os itens, haverá as opções de respostas Sim, Não e Não sei.

Sistema de votação é seguro, auditável e já foi usado em votações da ADUFC

O plebiscito será realizado por meio de uma aplicação do sistema de votação Helios Voting adaptada para a ADUFC e que já foi utilizada em dois pleitos da entidade: eleições de vagas remanescentes do Conselho de Representantes dos biênios 2021-2023 e 2023-2025. O sistema Helios é um software livre e permite a realização de eleições virtuais com auditoria aberta ao público. Também é dotado de um mecanismo seguro de computação e apuração eletrônicas dos votos, que são criptografados antes de serem enviados pela rede. O eleitor é identificado mediante login e senha de acesso individuais ao ambiente de 

votação. Além disso, o sistema permite a cada eleitor auditar o próprio voto. 

O referido sistema é utilizado por outras grandes organizações, sociedades científicas e profissionais e instituições de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). 

A participação de cada docente no plebiscito consultivo sobre a construção da greve nas universidades federais do Ceará fará toda a diferença para que tenhamos uma greve sólida, combativa e vitoriosa. Participe do plebiscito em 4 de abril para fortalecer a ADUFC!

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]