Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

#JACYFICA – Reitoria da Ufes confirma permanência da Profª. Jacyara Paiva na universidade após parecer favorável da AGU

(Foto: Sérgio Cardoso/Ascom Adufes)

Após muita luta e pressão, a Profª. Jacyara Paiva, diretora do ANDES-SN, conseguiu reverter o controverso processo de exoneração que respondia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Na última segunda-feira (4), a reitoria acolheu o parecer emitido pela Advocacia-Geral da União (AGU), que recomenda a consolidação administrativa do ato de nomeação dela, mantendo Jacyara no quadro de professores/as da instituição. A campanha para a sua permanência, massificada pelo #JacyFica, ganhou amplo apoio do Sindicato Nacional, da Adufes Seção Sindical, do movimento negro, da comunidade acadêmica e de movimentos sindicais e sociais. No mais recente Congresso do ANDES-SN, encerrado em 1º de março, a ADUFC prestou solidariedade à docente.

“Na segunda-feira, quando recebi a notícia através do reitor Paulo Sérgio Vargas de que a AGU havia enviado uma nova recomendação e esta era positiva para a minha permanência na universidade, eu mal conseguia acreditar. Venceu a boa luta, venceu a luta antirracista nas universidades brasileiras, venceu o povo negro, venceu a democracia. E a luta terminou? Não! Esta não termina nunca. Continuamos nela em busca de novos marcos civilizatórios, por uma sociedade onde caibam todas, todes e todos”, destacou Jacyara.

Paiva ainda reforçou a importância da luta antirracista no ambiente acadêmico e na luta sindical. “Seguimos pedindo vida longa ao ANDES-SN, que não se furtou a encarar a luta de frente, através de sua diretoria, de seu presidente e de sua categoria. Que este sindicato possa continuar seguindo na luta, não somente por uma universidade antirracista, mas também por sindicatos antirracistas, porque a transformação só vem através da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras, através de uma universidade democrática”, afirmou.

Desde que a reitoria comunicou sobre a possibilidade de exoneração de Jacyara Paiva, em 28 de dezembro de 2023, uma série de manifestações de solidariedade à diretora do ANDES-SN e em repúdio à sua perseguição ganharam os corredores da Ufes, as redes sociais e a mídia. Diversos atos foram realizados na universidade, além de reuniões com a reitoria e no Ministério da Educação para reverter a situação. Durante o recesso de fim de ano, a Procuradoria Federal da universidade despachou o processo com pedido de exoneração da professora. O parecer jurídico referia-se a uma decisão transitada em julgado referente ao ano de 2021. Tanto a reitoria quanto o departamento da Ufes ao qual Jacyara está vinculada já haviam manifestado, ainda em 2018, o interesse pela permanência da docente e pelo arquivamento da ação.

(*) Com informações do ANDES-SN

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]