Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CONGRESSO DO ANDES-SN – Feira cultural e gastronômica no Pici valoriza diversidades e afroempreendedorismo

A feira dá visibilidade a empreendimentos cearenses e de outros estados comprometidos com as diversidades e lutas sociais (Fotos: Nah Jereissati/ADUFC)

O Centro de Convivência do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe durante esta semana uma feirinha cultural e gastronômica de pequenos negócios locais. A atividade ocorre durante a programação do 42º Congresso do ANDES-SN, sediado em Fortaleza pela ADUFC, e dá visibilidade a empreendimentos cearenses e de outros estados comprometidos com as diversidades e lutas sociais. Participantes do evento e comunidade universitária têm a oportunidade de conhecer, nos próximos dias, pequenas marcas e coletivos que se articulam e resistem em meio aos entraves do ultraliberalismo.

Uma das expositoras presentes é a artista plástica Aline Martins, da Serendipity, que resolveu contar histórias da vida e do cotidiano através de suas aquarelas em quadros, postais e marcadores de livros, dando visibilidade à diversidade do povo preto, sobretudo às mulheres negras. “A minha ideia é mostrar que nós somos diversas. E acho que essa é uma das minhas grandes questões: trabalhar com outros corpos de mulheres negras, corpos mais volumosos, e eu gosto muito da nudez feminina”, destaca, citando a referência de objetos que ela considera afetivos em sua obra, como a máquina de costura e o radinho de pilha, que remetem à casa da avó.

Os primeiros trabalhos de Aline Martins foram concretizados em meio ao “ócio pandêmico”, em 2020. “Comecei a usar o estojo de aquarela como um respiro. Passei a fazer postagens nas redes sociais para amigos pra quando a gente pudesse se encontrar depois do isolamento social e, assim, comecei a contar histórias através da aquarela”. Atualmente ela apresenta o trabalho que produz no Centro Cultural Dragão do Mar e em outras feirinhas culturais de Fortaleza. Também foi reconhecida entre os 50 artistas do estado no concurso Facetas do Ceará, do jornal O POVO. No perfil do Instagram de Aline (@arte.serendipity), é possível conhecer a técnica em aquarela da artista.

Outro coletivo que expõe no Congresso do ANDES-SN é a Feira Negra de Fortaleza, formada por mais de 40 artistas negras/os da periferia de Fortaleza, majoritariamente mulheres. Criada em 2019 com atuação no empreendedorismo cultural, visibiliza a produção artística da população negra valorizando a cultura e desenvolvendo a economia criativa a partir de inovação e sustentabilidade. “Temos como pauta principal a questão racial. Tudo começou a partir da necessidade de escoamento da produção e de discutir políticas para fortalecer e fomentar a geração de renda para essa população”, ressalta Nenzinha Ferreira, coordenadora-executiva e co-fundadora da Feira Negra de Fortaleza. 

De acordo com Nenzinha, que é afroempreendedora em moda da marca Timbaúba, outra área de atuação é a capacitação de afroempreendedores com viés na pauta e identidade racial e no segmento de gestão do negócio. A feira tem caráter itinerante, passando por diversos espaços públicos da cidade, como praças, centros de eventos e festivais. Conheça mais sobre a Feira Negra de Fortaleza nas redes sociais do coletivo

Idealizado pela Profª. Adelaide Gonçalves, do Departamento de História da UFC, o Plebeu Gabinete de Leitura está com um estande de livros durante os cinco dias de Congresso do ANDES-SN. A biblioteca social funciona na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no centro de Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 735, 5° andar), e reúne um importante acervo histórico-literário, incluindo publicações raras em diferentes idiomas. A Livraria Ofício, uma empresa itinerante do Rio de Janeiro, também tem um estande expositor no evento. Os livros abordam áreas diversas ligadas às ciências humanas, como filosofia e ciência política, com foco especial na literatura marxista. 

O Congresso recebe ainda uma lojinha com itens da coleção do artista caririense Espedito Seleiro e uma feirinha gastronômica com ampla diversidade de comidas, incluindo a barraca do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com alimentos da reforma agrária, além de outros estantes de food trucks, docerias, acarajés e pratinhos regionais, dentre outros.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]