Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

DELEGAÇÃO DA ADUFC – Docentes debatem em Assembleia Geral teses que serão votadas no 42º Congresso do ANDES-SN 

A ADUFC realizou, na última quinta-feira (22), Assembleia Geral com participação de delegadas e delegados do sindicato que participarão do 42° Congresso do ANDES-SN, que ocorre em Fortaleza, de segunda (26) a sexta-feira (1º). Docentes debateram as teses do Caderno de Textos que guiará as discussões dos grupos mistos e plenárias, focando no plano de lutas das instituições federais de ensino superior (IFES). Foram abordadas pautas como a luta contra a política de arrocho fiscal para enfrentar legislações como o arcabouço fiscal, a defesa da paridade nas eleições para reitor nas universidades federais, mobilização para que as administrações superiores das IFES reconheçam o direito a progressões funcionais múltiplas e que elas tenham os efeitos financeiros no final do interstício, dentre outras. O evento será sediado no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Professoras e professores reforçaram o alinhamento da delegação da ADUFC contra a retirada de direitos sociais e trabalhistas, demarcando a posição da entidade contra políticas ultraliberais e que atacam a carreira docente, fragilizam a autonomia das universidades e ampliam a precarização do serviço público. Também deve ser homologado, durante a plenária final do Congresso, o retorno da ADUFC como seção sindical do ANDES-SN, conforme já chancelado pela base local em assembleias. 

O tema desta edição é “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”. Quatro temas centrais compõem o Caderno de Textos do evento: I. Conjuntura e Movimento Docente; II. Plano de Lutas dos Setores; III. Plano Geral de Lutas; e IV. Questões Organizativas e Financeiras. A ADUFC participará com 12 delegados/as e oito observadores/as, com representantes das três universidades federais do Ceará: UFC, UFCA e UNILAB.

Essa é a segunda vez que a ADUFC é anfitriã do Congresso do ANDES-SN, em Fortaleza – a primeira foi em 1999, na 18º edição. O evento é organizado coletivamente pelo Sindicato Nacional e pela ADUFC e espera receber cerca de 633 professores de universidades federais e estaduais, institutos federais e Cefets, além de convidados, jornalistas e assessores jurídicos. Na ocasião, serão deliberadas as ações e pautas que orientarão as lutas da categoria para os próximos 12 meses. 

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]