Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE APOIO – ADUFC se solidariza com docentes em greve da UESPI, criminalizados pelo governo e com salários cortados

A ADUFC vem a público demonstrar solidariedade e apoio a docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em greve desde o dia 4 de janeiro, que enfrentam a criminalização do movimento grevista por parte do governo do estado, inclusive com corte de salários. A Justiça Estadual, entretanto, já reconheceu a legitimidade da paralisação. De acordo com a Seção Sindical dos Docentes da UESPI (ADCESP), a defasagem salarial da categoria chega a 68,34% quando se consideram as perdas inflacionárias acumuladas na última década – entre janeiro de 2013 e outubro de 2023. 

É repudiável o modus operandi autoritário e repressivo utilizado pelo governador do estado, Rafael Fonteles, para tentar conter a greve, com processo judicial interposto em pleno recesso de fim de ano, em vez de abrir diálogo com professoras e professores. Já há notícia de corte de 50% dos salários de 63 docentes, sob a justificativa de falta ao trabalho. Essa postura simboliza a adoção evidente de práticas autoritárias e antissindicais e uma afronta ao direito de greve.

Também são reivindicados, além da reposição salarial, a retirada de pauta do PLC 9/2023, que ataca a autonomia universitária e prejudica estudantes e professores da UESPI; e atendimento e implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). Vale destacar que o movimento grevista conta com notável apoio da comunidade universitária, especialmente do movimento estudantil, que reconhece como legítimas as demandas docentes.

Reiteramos nosso apoio integral a professoras e professores da Universidade Estadual do Piauí e reforçamos os anseios para uma negociação justa do Poder Executivo estadual com a categoria docente. Não às práticas antissindicais! Pela valorização da carreira docente!

Fortaleza, 7 de fevereiro de 2024

Diretoria da ADUFC-Sindicato
Gestão ADUFC nas Lutas
(Biênio 2023-2025)

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]