Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE SOLIDARIEDADE – ADUFC manifesta apoio à Profª. Elenira Vilela (IFSC), vítima de ataques bolsonaristas nas redes

A ADUFC manifesta apoio à Profª. Elenira Vilela, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), alvo nos últimos dias de ataques da milícia digital bolsonarista após manipulação de uma fala da docente que havia sido veiculada no YouTube da TV Opera Mundi em 23 de dezembro. Em decorrência de uma enxurrada de fake news nas redes sociais, disseminadas inclusive pela ala de um partido político (o PL Mulher), a pesquisadora e militante do PT recebeu uma onda de ataques de ódio e até ameaças de morte. Sabemos que essa reação nada tem de espontânea. Ao contrário, é impulsionada por lideranças, parlamentares e empresas apoiadoras da extrema direita e conta com a conivência das chamadas big tech, as gigantes da tecnologia, que têm feito pouco ou quase nada no combate às notícias falsas que tanto ameaçam a democracia.  

O trecho do vídeo em que a docente faz uma avaliação dos riscos da sobrevivência de Michele Bolsonaro na política foi alterado e deturpado e circulou na Internet com a mensagem de que a professora defenderia a morte da ex-primeira dama. “Na análise, eu demonstro preocupação com o possível papel político da Senhora Michelle Bolsonaro em um contexto em que é necessário derrotar o fascismo, as ameaças à democracia, da qual tanto falamos durante os eventos em memória ao 8 de janeiro, e uma força política cujo governo representou o aumento da fome e do desemprego”, destacou Elenira em nota. Esses métodos violentos são largamente utilizados pela extrema direita visando ao silenciamento das vozes em defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora, especialmente quando elas ecoam de mulheres.

A tolerância a atos dessa natureza, de evidente distorção dos fatos, ameaça o pleno funcionamento do Estado Democrático de Direito e abre margem para episódios nefastos como os vivenciados em 8 de janeiro de 2023. Também urge a ampliação do debate sobre a regulamentação das redes sociais, tarefa que tem sido dificultada pelos próprios comandos destas empresas – Telegram, Twitter, Facebook, Instagram e outros. A ADUFC reafirma toda a solidariedade à Profª. Elenira Vilela e o compromisso inegociável do sindicato com a democracia.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]