Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ADUFC APOIA – Show e lançamento de livro celebram aniversário dos programas Todos os Sentidos e Sem Fronteiras, da Universitária FM, na sexta (22)

O evento ocorre na sede da ADUFC. A programação de aniversário também inclui série de programas festivos, que já está sendo veiculada na Universitária FM

O show “Sem Fronteiras em Todos os Sentidos” celebra, na próxima sexta-feira (22), com poesia e música, o aniversário de dois programas da Rádio Universitária FM 107,9: o Todos os Sentidos, que chega aos 20 anos, e o Sem Fronteiras: Plural pela Paz, que completa duas décadas e meia de existência. O evento ocorre na sede da ADUFC (Av. da Universidade, 2346, Benfica), em Fortaleza, a partir das 19h30, com entrada gratuita. Também será lançado na ocasião o livro “Agora: Sempre”, do apresentador e idealizador dos dois programas, o poeta Henrique Beltrão. Esse é o primeiro de uma série de shows para comemorar a história dos dois programas radiofônicos e lançar a publicação. Apoiam o evento a ADUFC e a Rádio Universitária FM. O momento contará com o Happy Hour da Culinária da Van, com bebidas e petiscos vendidos no local.

O espetáculo reúne músicas e versões para o francês de Beltrão, além de parcerias suas com os músicos Rogério FrancoEllis MarioMarcelo Kaczan e Rodrigo BZ, que se apresentam com o artista. Também fará participação especial o cantor, compositor e poeta Pingo de Fortaleza. Poemas dos livros de Henrique, inéditos e selecionados, compõem o show, nas vozes do Converso, grupo de poesia falada. “Para uma comemoração tão especial como essa, de aniversário dos programas e lançamento do Agora: Sempre, nada como reunir os amigos e as artes. Vai ser um show, ou melhor, uma festa poético-musical”, convida Henrique Beltrão, que é professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua na formação de professores de francês.

A apresentação do livro será feita por Cássia Silva, criadora do grupo Converso e professora de Literatura e Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que assina a orelha e um dos prefácios da publicação, juntamente com Vera Lucia Albuquerque de Moraes, escritora, poeta, ensaísta, pesquisadora, professora de Literatura UFC e da UECE e membro da Academia Cearense de Letras (ACL). O livro reúne crônicas e contos selecionados por Henrique Beltrão, que contemplam com sensibilidade temas diversos, como a palavra, a beleza, a dor e a fragilidade humanas.

Sobre os programas

O Sem Fronteiras: Plural pela Paz, que estreou em junho de 1998, e o Todos os Sentidos, com estreia em janeiro de 2003, são projetos de extensão da UFC e programas da Rádio Universitária FM 107,9. Ambos são temáticos e poético-musicais: a entrevista ou a apresentação do tema enfocado pelo locutor são entremeadas por poemas, citações e músicas. Os dois estão no ar continuamente desde suas estreias e são espaços de formação no campo radiofônico, das temáticas que enfocam e da abordagem História de Vida em Formação, para bolsistas de extensão de diversos cursos da UFC, como Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistemas e Mídias Digitais. 

Em sua concepção, o Todos os Sentidos leva ao ar a voz das pessoas com deficiência (PcDs) e enfoca temas relativos à saúde (doenças crônicas, cuidados paliativos…) e relacionados ao bem-estar (meditação, yoga, acupuntura…). Nele, as PcDs falam de sua história de vida e têm a palavra tão simplesmente como cidadãos e cidadãs que buscam não somente seus direitos, mas a realização de seus afetos, sonhos e talentos. 

Sem Fronteiras: Plural pela Paz pauta a diversidade humana, ou seja, a diversidade de línguas, culturas, povos, etnias, religiões, gêneros e idades. No Sem Fronteiras, abre-se espaço na área da comunicação para a pluralidade em toda a sua amplitude, buscando contribuir para a desconstrução de todos os preconceitos e para uma atuação na radiofonia de uma maneira que todas e todos tenham direito à sua voz no ar, pessoas de todas as matizes e origens, desde que respeitem os direitos humanos, a democracia e a própria diversidade.

Ainda como parte da agenda comemorativa, a Universitária FM está exibindo uma série de programas especiais que celebram a história dos dois programas. Nessas edições festivas de 2023, os programas recebem convidados(as) que, ao longo dos anos, participaram como ouvintes, entrevistados(as) ou ex-bolsistas de extensão e, de alguma forma, fazem parte da história do Todos os Sentidos e do Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Henrique Beltrão é poeta, músico, radialista e professor, docente da UFC e produtor e apresentador do Todos os Sentidos e do Sem Fronteiras: Plural pela Paz. Também é autor dos livros Vermelho (2006, 2007), Simples (2009) e Avesso: o Livro da Insônia (2017), todos independentes, e No Ar: um Poeta (pelas Edições UFC: 2014, tese de doutorado). Lançou também os CDs Plural (2015) e Mutirão (com Ellis Mario, encartado na revista Mutirão 3, 2017), além dos EPs A Casa do Tempo 1 e 2 (2019 e 2020).

Serviço:
Show “Sem Fronteiras em Todos os Sentidos”
22 de setembro (sexta-feira), às 19h30
Onde: ADUFC (Av. da Universidade, 2346, Benfica – Fortaleza-CE)

(*) Contato para informações e entrevistas: Henrique Beltrão: (85) 99101.1820 (wpp/tel)

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]