A pauta da reunião abordou o arcabouço fiscal, a Campanha Salarial 2024 e o fim da lista tríplice para reitor (Foto: ANDES-SN)
A ADUFC marcou presença, durante o último fim de semana, na reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (IFES) do ANDES-Sindicato Nacional, que ocorreu em Brasília, nos dias 3 e 4 de junho. Representaram a ADUFC a presidenta da entidade, Profª. Irenísia Oliveira, e a diretora de Relações Intersindicais, Profª. Sônia Pereira. No encontro, docentes de seções sindicais de todo o país debateram e deliberaram a Agenda de Lutas da categoria, com foco no enfrentamento ao novo arcabouço fiscal, na Campanha Salarial 2024 e no fim da lista tríplice para reitor.
Sobre a proposta que trata do arcabouço fiscal, já aprovada na Câmara Federal e em tramitação no Senado, docentes defenderam fortalecer a mobilização junto ao Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), participando da jornada de lutas que ocorrerá de 12 a 16 de junho. A agenda incluirá atividades de formação e assembleias sobre o tema. Além disso, reafirmaram a necessidade de pôr fim à lista tríplice, instrumento que abre margem para a nomeação de interventores nas universidades, a exemplo do que ocorreu na UFC. A proposta defendida pelo ANDES-SN é de que a escolha dos reitores respeite a decisão da comunidade universitária, por eleições diretas, como já é a realidade dos institutos federais.
Foi aprovada na Agenda de Lutas a realização de rodadas de assembleias gerais nas seções sindicais, de 12 a 30 de junho, para debater a campanha salarial e as atividades locais de mobilização. Ainda em relação à Campanha Salarial 2024, foi discutida a composição da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), com deliberação de participação do Sindicato Nacional neste espaço. A próxima reunião do Setor das Ifes está marcada para 1º e 2 de julho.