Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

DEMOCRACIA NA UFC – Comunidade universitária convocada a participar da consulta para reitor nos dias 25 e 26 de abril

A comunidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) participará, nos próximos dias 25 e 26 de abril, da consulta para a reitoria (2023-2027), sob intervenção bolsonarista há quatro anos. Poderão votar no processo eleitoral, que ocorrerá de forma virtual, todos os docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da instituição. Disputam o pleito a chapa “UFC Viva e Democrática”, formada pelos professores Custódio Almeida (Curso de Filosofia/UFC) e Diana Azevedo (Departamento de Engenharia Química/UFC), candidatos a reitor e vice-reitora; e a chapa da situação, “Unir para Avançar”,  apoiada pelo interventor e representada pela pró-reitora de Extensão, Elizabeth Daher (postulante a reitora), e pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt (vice), que se negaram a debater as propostas de gestão junto à comunidade universitária. A ADUFC convoca os professores a participarem e votarem em defesa da democracia.

Pela atual legislação federal, que merece uma revisão urgente, não há obrigatoriedade de o presidente da República nomear o candidato mais votado, mas era o que vinha ocorrendo nos últimos 20 anos, por um respeito ao pacto democrático e à autonomia universitária. Esse princípio foi quebrado na gestão de Jair Bolsonaro, que nomeou mais de 20 interventores para as universidades federais, entre eles Cândido Albuquerque para a UFC, postulante que obteve menos dos 5% votos válidos em 2019. Naquele pleito, Custódio Almeida foi o candidato mais votado a reitor, com 65% dos votos, mas não foi nomeado pelo ex-presidente da República. A expectativa é que agora, sob uma nova gestão federal, a escolha da comunidade universitária possa voltar a prevalecer, conforme já sinalizaram o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana.

COMO VOTAR – Para ter acesso ao link de votação, os membros da comunidade universitária devem atualizar seus e-mails no SIGPRH ou SIGAA até as 23h59 do dia 22 de abril (acesse o tutorial da UFC). Após essa data, não será mais realizada qualquer alteração do banco de dados dos e-mails a ser utilizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) para envio dos links de votação. Devem ser cadastrados e-mails prioritariamente com o domínio “ufc” e “gmail”, evitando as extensões “yahoo” e “hotmail”. A votação estará aberta no horário entre 8h e 21h durante os dois dias.

A STI enviará no dia 24 de abril, às 18h, os links destinados à coleta dos votos para os e-mails previamente cadastrados antes do início da votação; e no dia 26 de abril, em dois horários (às 7h e às 14h), para todos os e-mails que ainda não tiverem realizado a votação. Também serão disponibilizados computadores nos campi para votação. O Conselho Universitário (CONSUNI) se reunirá no dia 28 de abril, de forma presencial, para elaborar a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).

(*) Com informações do portal da UFC 

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]