Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Projeto ‘Bordando O Folclore Brasileiro’ está com exposição aberta no Sindicato

O projeto ”Bordando O Folclore Brasileiro” está com exposição aberta no auditório da Adufc-Sindicato Fortaleza, até o dia 11 de outubro, das 9h às 17h. A entrada é aberta ao público em geral. 

São mais de 30 telas bordadas a mão pelas professoras do Curso de Bordado do Sindicato.

Abertura da Exposição 

Na noite da última terça-feira (11) foi realizada a abertura da exposição, no Espaço Cultural da Adufc-Sindicato, com a presença de amigos e familiares das bordadeiras. O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, e as coordenadoras do projeto, professoras Vera Lúcia Maia e Fátima Azevedo fizeram seus discursos no início no evento.

O presidente do Sindicato comentou a relevância da elaboração de mais um projeto dentro do Curso de Bordado, segundo o professor, é muito satisfatório ver a produção de arte e cultura na entidade. ”Eu tenho acompanhado o trabalho de vocês aqui, toda semana, são muito importantes esses momentos de confraternização. Tem uma linda história em cada quadro desse”, comentou. 

Informativo ADUFC-Sindicato

A coordenadora do projeto, Vera Maia, agradeceu a presença dos familiares e amigos e também a parceria do Sindicato em mais um ano do Curso de Bordado. A professora destacou o quão é especial para as bordadeiras estarem reunidas semanalmente para desenvolver novas artes. ”Para nós, é um privilégio estarmos toda semana juntas, confraternizando e aprendendo cada vez mais a arte do bordado”, afirmou.

A abertura também contou com a participação especial do Cordão do Caroá, que é um movimento social que vivencia, na tradição popular, os conhecimentos e expressões da nossa cultura. O conjunto busca valorizar aspectos que fazem parte da memória, do patrimônio material e simbólico, do conjunto de gestos, das danças e dos significados do mundo imaginário dos artistas populares nordestinos.

Informativo ADUFC-Sindicato

Sobre o projeto 

As telas do Bordando O Folclore Brasileiro simbolizam os hábitos e a cultura popular que foram conservados através do tempo. A cultura brasileira se manifesta através de expressões culturais, como as cantigas de roda, literatura de cordel, lendas indígenas, frevo, xote, batuque, artesanato, pastoril, carnaval, festa junina, maracatu, reisado, entre outros. 

Serviço

Exposição Bordando O Folclore Brasileiro
Período: 11 de setembro a 11 de outubro de 2018
Local: Adufc-Sindicato Fortaleza (Avenida da Universidade, 2346 – Benfica)
Aberto ao público

Informativo ADUFC-Sindicato

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]