Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Nr. 9 • 20 de outubro de 2017

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 1 • Nr. 11 • 20 de outubro de 2017

Celebração do Dia dos Professores em Russas é marcada pelo discurso de unicidade na categoria docente

Informativo ADUFC-Sindicato

O Campus da UFC em Russas recebeu a comemoração do Dia dos Professores da Adufc-Sindicato na noite da última quarta-feira (18). Estiveram presentes na celebração o presidente do Sindicato, professor Enio Pontes, a secretária-geral, professora Yacy Mendonça e o diretor do Campus em Russas, professor Lindberg Gonçalves.

A UFC foi inaugurada na cidade de Russas há quase três anos (28 de julho de 2014) e desde então as confraternizações que a Adufc-Sindicato organiza para seus docentes no município têm sido realizadas, em sua maioria, no campus da universidade – uma demanda do professor Lindberg Gonçalves, que faz questão de valorizar o local e sua estrutura.

Informativo ADUFC-Sindicato

No momento de agradecer a participação dos professores, o diretor do Campus relembrou o processo de expansão da universidade na cidade e se mostrou otimista diante do quadro de dificuldade na política brasileira atual. Segundo o professor Lindberg, a UFC é uma das poucas universidades que ainda estão conseguindo atravessar esse momento de cortes no orçamento sem perturbar o andamento das atividades nos campi.

”Não adianta se lamentar, o país é esse e temos que brigar pelo que acreditamos. Temos que aprender a conviver na dificuldade e vê-la como uma oportunidade de criar coisas novas. Nesse sentido, temos o Sindicato para ir atrás dos nossos direitos. Nosso campus ainda tem um número considerável de professores não sindicalizados e esse não é o caminho, precisamos nos fortalecer e manter uma unidade”, indagou o diretor.

A UFC em Russas conta com o corpo docente de 29 professores, distribuídos entre os 5 cursos de graduação. Desse total, 16 são filiados a Adufc-Sindicato.

O professor Enio Pontes aproveitou a ocasião para parabenizar aos docentes pela nobre profissão, onde segundo ele são formados todos os pilares profissionais da sociedade, e também para reforçar a ideia de ser otimista e acreditar que o período de crise é uma oportunidade de fortalecer a categoria e lutar pelo crescimento da educação.

”Na crise aparecem as pessoas de destaque, que podem fazer a diferença e mudar a situação para melhor. O momento é sim de unidade e a Adufc precisa do apoio dos seus docentes para seguir em frente e garantir que não haja desmonte nas universidades”, destacou o presidente.

Informativo ADUFC-Sindicato

Em uma fala emocionada, a professora Yacy Mendonça encerrou os discursos alertando os presentes sobre os cortes de financiamento nas bolsas de pós-doutorado, extensão, iniciação científica e iniciação da carreira docente. ”Estamos com ¼ das verbas de educação que tínhamos a 4 anos atrás. Isso é muito grave, a destruição da universidade pública está em curso. A universidade pública é um legado e é nosso dever defendê-la. Vamos juntar nossas forças, isso é muito importante pros nossos filhos, nossos netos, para o que vem depois da gente.”

Datas das Comemorações do Dia dos Professores

27 de outubro – Dia dos Professores em Fortaleza

Local e Horário: Lulas Buffet – Salão Plazzá (Rua Atiliano de Moura, 500 – Guararapes), às 20 horas

*Pulseiras estão sendo distribuídas na sede do Sindicato em Fortaleza até o dia 25 de outubro.

31 de outubro – Dia dos Professores em Sobral

Local e Horário: Local: Buffet Dona Flor (R. Iolanda P. C. Barreto, 295 – Derby Clube), às 21 horas

Informativo ADUFC-Sindicato

#OutubroRosa “Câncer de Mama e a promoção da saúde” é tema de palestra no Café da Manhã com Aposentados

Informativo ADUFC-Sindicato

Na última terça-feira, dia 17, professores (as) aposentados (as) participaram do tradicional Café da manhã no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato). Em especial pelo mês de outubro, o Sindicato ofertou palestra sobre o “Câncer de Mama e a promoção da saúde” (outubro rosa), com a Prof.ª Doutora Ana Fátima Carvalho Fernandes, do Departamento de Enfermagem da UFC (FFOE).

Na ocasião a palestrante falou sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. “A maior prevenção é principalmente o cuidado com a saúde, praticando atividades físicas e focando na alimentação saudável”, explica a professora.

O evento contou com a presença do presidente da Adufc-Sindicato, Professor Enio Pontes e da Secretária-Geral, Profª. Yacy Mendonça. Também com a participação de mais de 70 aposentados (as).

Informativo ADUFC-Sindicato Informativo ADUFC-Sindicato Informativo ADUFC-Sindicato Informativo ADUFC-Sindicato

“Conhecimento Sem Cortes” chega a Salvador-BA e o próximo estado a receber a campanha será o Ceará

Informativo ADUFC-Sindicato

“Não podemos aceitar que o governo federal continue a desmantelar o ensino público e gratuito como vem fazendo, além de contingenciar profundamente os recursos das áreas da ciência, tecnologia e inovação”. Foi com essas palavras que o presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, se dirigiu aos cerca de 300 estudantes, professores, pesquisadores e técnicos administrativos, que lotaram o auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, nesta segunda-feira (16), para o lançamento da campanha “Conhecimento Sem Cortes”.

A Campanha foi idealizada pela Associação de Docentes da UFRJ, em parceria com outras entidades sindicais docentes e entidades científicas, entre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Em vigor desde o mês de junho, a Campanha “Conhecimento Sem Cortes” tem contribuído para denunciar o sucateamento das Instituições Federais de Ensino Superior e o desmonte da ciência brasileira; seu principal componente é o painel Tesourômetro, que mostra em tempo real a extensão dos cortes que têm sido promovidos desde 2015 e se intensificaram durante o governo de Michel Temer.

O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ildeu de Castro, foram convidados pelo Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia – Apub-Sindicato, para participar do lançamento da campanha e ainda da inauguração do Tesourômetro.

O Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor João Carlos Salles, abriu o evento e ressaltou a importância da defesa da Universidade pública e gratuita e disse que “o ato expressa muito do que vamos ver no Congresso, evento que pode ser considerado, por inteiro, uma celebração da universidade, da pesquisa feita com qualidade, e da defesa e preservação dessa instituição que tem valores universais, produção do conhecimento desimpedida, pensamento crítico, liberdade e democracia”, destacou o Reitor João Carlos Salles.

O presidente da SBPC, professor Ildeu de Castro fez um balanço da campanha e disse estar confiante de que haja uma sensibilização dos parlamentares sobre a situação do baixo orçamento destinado à ciência e tecnologia.

“A campanha conseguiu mobilizar uma parte muito significativa da comunidade científica que esteve em Brasília para entregar ao presidente do Congresso em exercício, Cássio Cunha Lima, e também ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, uma petição com mais de 82 mil assinaturas pedindo a revogação da Emenda Constitucional 95, que contingencia os recursos para investimento nas áreas sociais”, ressaltou.

O professor Enio Pontes abordou a relevância das áreas de ciência e tecnologia para a soberania do país. “Nenhum um país pode ter a sua soberania respeitada e consolidada se não investir em ciência e tecnologia. “Enquanto não tivermos políticas públicas de Estado voltadas ao desenvolvimento da ciência vamos continuar comprando tecnologia dos países chamados desenvolvidos”, argumentou.

Enio Pontes foi enfático na crítica à decisão do governo de cortar recursos principalmente nas áreas sociais que, segundo, afetam a qualidade de vida das pessoas. “O governo Federal extinguiu o Ministério da Ciência e Tecnologia e promoveu um corte de 44% do total destinado para investimento nestas áreas esse ano”. O presidente da Adufc-Sindicato disse também que a opção do governo em patrocinar os cortes no orçamento da ciência e tecnologia esconde a real intenção que é, segundo ele, poupar recursos, para fazer “superávit primário” e pagar os juros da Dívida Pública, “em detrimento do desenvolvimento da educação e da ciência”.

Já a presidenta da Apub-Sindicato, professora Luciene Fernandes, alertou para o desmonte que acontece nas universidades públicas. “Nós estamos vendo o corte significativo que está vindo para as universidades e isto está só começando”, disse. A presidente da Apub-Sindicato realçou também a importância da mobilização para que a categoria consiga a revogação da Emenda Constitucional 95.

A campanha Conhecimento Sem Cortes vai para o Ceará

Informativo ADUFC-Sindicato

Sobre a sequência da campanha, o professor Ildeu de Castro, adiantou que já acertou com o presidente da Adufc-Sindicato a realização de um ato da campanha o Ceará, provavelmente em novembro, e ainda a instalação de um Tesourômetro na Universidade Federal do Ceará UFC). “Será uma excelente oportunidade para reforçarmos ainda mais as bandeiras da campanha no Nordeste e no Ceará”, afirmou.

O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, comemorou a inclusão do Ceará na campanha e disse que a entidade buscará parceiros para fortalecer a etapa cearense. “Para nós é motivo de satisfação receber essa campanha que visa mobilizar a comunidade acadêmica e científica em torno da defesa da ciência, tecnologia e inovação”, finalizou.

Tesourômetro

Informativo ADUFC-Sindicato

O painel Tesourômetro está instalado em Salvador-BA na frente da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os números atualizados mostram cortes de quase de R$ 12 bilhões, desde 2015.

Comemoração do Dia do Professor em Fortaleza

A Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato) tem a honra de convidar todos os seus sócios (as) para a Comemoração do Dia do Professor.

Em Fortaleza, o evento será realizado no dia 27 de outubro (sexta-feira), às 20h, no Lulas Buffet (Rua Atilano de Moura, 500 – Gararapes).

Para melhor receber os professores e acompanhantes será indispensável o uso da pulseira de identificação. As pulseiras serão entregues na sede da Adufc-Sindicato – sede Fortaleza – nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h. Mais informações: (85) 3066.1818

Carência do Plano de Saúde Unimed para contratações
no mês de Outubro é ausente

Informativo ADUFC-Sindicato

Professor (a), você sabia que os docentes que aderirem ao Plano de Saúde da Unimed no mês de outubro, através da Adufc-Sindicato, estão livres do período de carência para começar a usar o plano?!

A data base de aniversário do contrato do Sindicato com a Unimed é todo mês de outubro. Por isso, neste mês, a carência para os novos detentores do plano é especialmente isenta. E a isenção da carência também se estende ao grupo familiar (dependentes) dos professores!

*Para saber mais informações ou aderir ao plano de saúde, entre em contato pelo telefone (85) 3066.1818

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: César Espíndola • Jornalistas (Assessoras de Comunicação): Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante • Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]