Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Presidente da Adufc-Sindicato participa de pré-lançamento do Fórum Brasil Soberano para discutir questões da política nacional

Diversos setores da sociedade civil, dentre eles o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato), resolveram instituir o Fórum Brasil Soberano (FBS) com o objetivo de fomentar espaços para interlocução entre organizações dos movimentos sociais, mandatos parlamentares, gestores e acadêmicos, e promover debates e reflexões aprofundadas sobre a realidade brasileira a partir da perspectiva da resistência ao atual momento político.

O pré-lançamento do Fórum aconteceu no último sábado (1), no auditório da Adufc-Sindicato, com plenária aberta sobre “Soberania Nacional e o Papel da Ciência e da tecnologia”. O debate contou com a participação do Presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, que falou sobre o “Desmonte na Pesquisa Científica no Brasil” e a contribuição do Sindicato nessas rodas de discussão.

O professor Enio Pontes contextualizou a importância da Pesquisa Científica no país, onde o atual governo federal cortou mais de 44% das verbas destinadas. “É um desmonte a forma que o atual governo está tratando a Pesquisa Científica no Brasil, investimento em ciência e tecnologia torna o país mais desenvolvido e inovado. Assim como a titulação é importante, as condições para a pesquisa e a sua efetividade também são, por isso é preciso que o governo invista, pois, queda de investimentos prejudica ainda mais as atividades dos pesquisadores”, explica.

Sobre o desmonte, Enio falou que “muitos jovens estão deixando o país, além de acontecer um afastamento da ciência internacional, a paralisação da pesquisa e dos projetos em andamento, e a perda de manutenção da infraestrutura e da capacidade de apresentar soluções para a sociedade. Isso compromete, por exemplo, saídas sobre a vacina contra a dengue e doenças associadas ao Aedes Aegypti”.

E concluiu dizendo que “estamos passando os piores momentos da história do Brasil, o que torna impossível prever o tempo desses impactos. A única maneira de tentar reverter seria atrair mais investimentos da iniciativa privada, em parceria com as universidades públicas”.

Ao se tratar da presença do Sindicato no Fórum, o presidente destacou o compromisso da entidade. “A Adufc-Sindicato tem como principal objetivo defender os direitos sociais dos professores das universidades federais do Ceará. O que o governo está querendo é desmontar o que conquistamos com muita luta, com isso, a nossa participação é de extremo compromisso para aprofundarmos sobre a realidade do Brasil”, afirma.

Também estava presente na mesa de debate o deputado federal Chico Lopes, principal apoiador do Fórum.

“Só uma grande aliança, com a unidade da esquerda, centrais sindicais, aliados e representantes das mais diversas frentes dos movimentos sociais poderá barrar o avanço das ameaças aos direitos do povo, conquistados nos últimos anos. Principalmente nesse momento de crise política que nós brasileiros estamos atravessando, é através dos debates e reflexões que podemos mostrar para o povo a realidade do país”, afirma do deputado federal.

Regimento e Lançamento

Também foi discutido e aprovado na reunião o regimento interno do Fórum Brasil Soberano (FBS). O lançamento oficial está previsto para ser realizado em agosto deste ano. O espaço está aberto para a participação e colaboração de todos que tenham interesse em discutir sobre o País.

Convite

Na ocasião, o deputado federal Chico Lopes explicou que a palestra do professor Enio Pontes foi bastante esclarecedora para o Fórum e que essa participação deve se resultar em uma grande audiência pública fora do Ceará, reunindo atores envolvidos com a Ciência e Tecnologia, e também gerar um debate na Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal. A data ainda não foi definida, mas o presidente se disponibilizou.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]