Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

PEC que congela por 20 anos verbas para educação e saúde segue para votação em segundo turno na Câmara dos Deputados

No dia 10 de outubro, com 366 votos a favor, 111 contra e 2 abstenções, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno o texto base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241. A Emenda propõe congelar os gastos federais pelos próximos 20 anos para, segundo o governo, tentar equilibrar as contas públicas.

Prioridade da gestão do governo de Michel Temer, a aprovação da PEC 241 provocará um abalo no financiamento da saúde e da educação públicas – áreas que atualmente já precisariam de investimento extra – enquanto mantém sem mudanças o pagamento bilionário de juros aos credores da dívida do País.

A matéria, que precisava ter a redação final aceita pela Comissão Especial para entrar novamente na pauta para votação em segundo turno, teve o texto aprovado no dia 18 de outubro por 21 votos a favor e 7 contra.

Agora, a PEC 241 segue para a segunda fase da votação na Câmara dos Deputados, no dia 25 de outubro. Para ser aprovada e ser entregue ao Senado Federal, a matéria precisa contabilizar 308 votos a favor.

Se aprovada na Câmara e no Senado, a PEC 241 passará a valer a partir de 2017. Mas, no que diz respeito às áreas de saúde e educação, o texto final da emenda diz que a correção do piso dos gastos nestas duas áreas só valerá a partir de 2018, ou seja, o ano base levado em conta para cálculo do quanto poderá ser gasto a mais será 2017, quando se espera que a receita seja mais alta que em 2016.

DEPUTADOS CEARENSES QUE VOTARAM A FAVOR DA PEC 241:

Aníbal Gomes (PMDB); Adail Carneiro (PP); Cabo Sabino (PR); Danilo Forte (PSB); Domingos Neto (PSD); Gorete Pereira (PR); Macedo (PP); Moses Rodrigues (PMDB); Raimundo Gomes de Matos (PSDB); Ronaldo Martins (PRB); Vitor Valim (PMDB).

DEPUTADOS CEARENSES QUE VOTARAM CONTRA A PEC 241:

André Figueiredo (PDT); Chico Lopes (PCdoB); José Airton Cirilo (PT); José Guimarães (PT); Leônidas Cristino (PDT); Luizianne Lins (PT); Odorico Monteiro (PROS); Vicente Arruda (PDT).

DEPUTARAM CEARENSES AUSENTES À VOTAÇÃO DA PEC 241:

Moroni Torgan (DEM); Arnon Bezerra (PTB); Genecias Noronha (SD)

Deixe um comentário

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]