Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 23 – 21 de outubro de 2016

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 23 • 21 de outubro de 2016

Ato de Rua contra a PEC 241 e em favor da Educação Pública acontece no dia 22 de outubro

A ADUFC-Sindicato em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da UFC (SINTUFCE), o Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), o Sindicato dos Docentes da UECE (SINDUECE), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC e outras entidades de servidores e estudantes irá realizar manifestação contra a PEC 241 e em defesa da Educação Pública e dos Direitos Sociais neste sábado (22), às 16h, na Praça Cristo Rei, ao lado do Dragão do Mar.

Representantes da maioria dessas entidades estiveram presentes na reunião da última segunda-feira (17) realizada na sede do SINDSIFCE para debater estratégias conjuntas de luta contra os ataques do governo federal aos serviços e aos servidores públicos, e contra a PEC 241 que determinaria o congelamento por 20 anos dos investimentos sociais.

Além da participação na manifestação de sábado, diversas outras estratégias foram debatidas, com destaque para ampla divulgação (incluindo ações nas mídias sociais) e outras iniciativas de conscientização social quanto às graves ameaças que vêm desferidas à Educação e aos serviços públicos.

Além da PEC 241, outras ameaças são o PL 54/257 (que ataca os servidores e prevê o congelamento do salário mínimo); a Medida Provisória 746 (que impõe uma súbita e desastrosa reforma do Ensino Médio); o PL 204 (que permite emissão de debêntures por entes federados); as reformas da previdência e trabalhista; e, ainda, o projeto “Escola sem Partido”, de censura aos professores e projetos pedagógicos.


Mobilização Contra a PEC 241 e em Defesa dos Direitos Sociais

Um segundo Ato Contra a PEC 241 e em Defesa dos Direitos Sociais, organizado pela ADUFC-Sindicato, Sindicato dos Trabalhadores da UFC (SINTUFCE) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC, será realizado na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, no Jardim da Reitoria da UFC, às 9 horas. Professores e Professoras estão convidados a participar da mobilização!

Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato participa de I Encontro Nacional da Rede ODS Brasil em Fortaleza


PEC que congela por 20 anos verbas para educação e saúde segue para votação em segundo turno na Câmara dos Deputados

No dia 10 de outubro, com 366 votos a favor, 111 contra e 2 abstenções, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno o texto base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241. A Emenda propõe congelar os gastos federais pelos próximos 20 anos para, segundo o governo, tentar equilibrar as contas públicas.

Prioridade da gestão do governo de Michel Temer, a aprovação da PEC 241 provocará um abalo no financiamento da saúde e da educação públicas – áreas que atualmente já precisariam de investimento extra – enquanto mantém sem mudanças o pagamento bilionário de juros aos credores da dívida do País.

A matéria, que precisava ter a redação final aceita pela Comissão Especial para entrar novamente na pauta para votação em segundo turno, teve o texto aprovado no dia 18 de outubro por 21 votos a favor e 7 contra.

Agora, a PEC 241 segue para a segunda fase da votação na Câmara dos Deputados, no dia 25 de outubro. Para ser aprovada e ser entregue ao Senado Federal, a matéria precisa contabilizar 308 votos a favor.

Se aprovada na Câmara e no Senado, a PEC 241 passará a valer a partir de 2017. Mas, no que diz respeito às áreas de saúde e educação, o texto final da emenda diz que a correção do piso dos gastos nestas duas áreas só valerá a partir de 2018, ou seja, o ano base levado em conta para cálculo do quanto poderá ser gasto a mais será 2017, quando se espera que a receita seja mais alta que em 2016.

Deputados cearenses que votaram A FAVOR da PEC 241:

Aníbal Gomes (PMDB); Adail Carneiro (PP); Cabo Sabino (PR); Danilo Forte (PSB); Domingos Neto (PSD); Gorete Pereira (PR); Macedo (PP); Moses Rodrigues (PMDB); Raimundo Gomes de Matos (PSDB); Ronaldo Martins (PRB); Vitor Valim (PMDB).

Deputados cearenses que votaram CONTRA a PEC 241:

André Figueiredo (PDT); Chico Lopes (PCdoB); José Airton Cirilo (PT); José Guimarães (PT); Leônidas Cristino (PDT); Luizianne Lins (PT); Odorico Monteiro (PROS); Vicente Arruda (PDT).

Deputaram cearenses AUSENTES à votação da PEC 241:

Moroni Torgan (DEM); Arnon Bezerra (PTB); Genecias Noronha (SD)


Outdoor com nomes dos Deputados Federais do Ceará que votaram a favor da PEC 241

Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato participa de I Encontro Nacional da Rede ODS Brasil em Fortaleza

A ADUFC-Sindicato viabilizou a colocação de outdoors, na cidade de Fortaleza, assinalando os nomes dos Deputados Federais da bancada cearense que votaram a favor da PEC 241 em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados. Os locais são:

Local 1: Av. Imperador, esquina com Av. Duque de Caxias, Centro – Fortaleza/CE

Local 2: Av. Lineu Machado, em frente ao North Shopping Joquei, Joquei Clube – Fortaleza/CE

Local 3: Av. Almirante Henrique Saboia, esquina com Av. Raul Barbosa, Pio XII – Fortaleza/CE

Local 4:Av. Renato Brago, próximo ao edifício Leonardo Davince, Papicu – Fortaleza/CE

Local 5:Av. Eduardo Girão, próximo ao Baião de Dois, Fátima – Fortaleza/CE

Local 6:Av. Ministro José Américo, próximo a Rua Araújo Torreão, Cambeba – Fortaleza/CE


Rede Mama promove III Caminhada Rosa em combate ao câncer de mama com o apoio da ADUFC-Sindicato

Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato participa de I Encontro Nacional da Rede ODS Brasil em Fortaleza

A Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (Rede Mama) irá promover no próximo domingo (23 de outubro), às 16h, a III Caminhada Rosa da instituição para incentivar o Outubro Rosa e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Já tradicional em Fortaleza, a Caminhada arrastou no ano de 2015 mais de 4 mil pessoas. A largada será no Aterro da Praia de Iracema e chegará até a Praça dos Estressados, percorrendo um total de 2 quilômetros. Na ocasião haverá aferição de pressão, teste de glicemia e massoterapia.

A ADUFC-Sindicato apoia a causa e disponibilizou 80 ‘’kits rosa’’ (camisa, boné e bolsa) para os professores da entidade participarem da Caminhada da Rede Mama. Os interessados retiraram os kits na sede do Sindicato, dias 20 e 21 (quinta e sexta-feira), na sala da Assessoria de Comunicação.

A Caminhada Rosa é aberta ao público e tem como atração musical o Baqueta Clube de Ritmistas que acompanhará um Trio Elétrico, seguido da Ala das Vitoriosas (mulheres que venceram o câncer de mama) e logo atrás todos aqueles que participarão do evento. O objetivo é alertar a população acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que aliado ao início ágil do tratamento pode aumentar as chances de cura para até 95%.

O Câncer de Mama

O Câncer de mama é o tipo mais frequente entre as brasileiras, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. Cerca da metade dos casos diagnosticados entre as usuárias do SUS já está em estágio avançado conforme Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). Apesar do número de mamógrafos (51) existentes em nosso Estado ser suficiente, segundo o IBGE, apenas 30% das mulheres na faixa etária prevista realiza o exame pelo SUS no Ceará. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a cobertura mamográfica mínima seja de 70%. O medo é apontado como um dos principais motivos dessa baixa adesão das mulheres, medo da dor ao realizar o exame, de descobrir o câncer e até mesmo da queda de cabelos em função do tratamento.

O Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma mobilização mundial sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Começou nos Estados Unidos na década de 90 e foi trazido de forma organizada para o Brasil em 2008 pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). Em 2009, as Instituições cearenses de apoio à saúde da mama filiadas à FEMAMA também passaram a realizar a Campanha no Ceará.

A Rede Mama

A Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (Rede Mama) foi fundada em junho de 2014 pelas 04 associações de Fortaleza filiadas à FEMAMA: Associação Toque de Vida, Associação dos Amigos do CRIO, Grupo Amar e Associação Rosa Viva. A missão da Rede Mama é congregar as instituições que atuam no apoio às mulheres com câncer no estado do Ceará, desenvolvendo trabalhos em parceria, visando a redução da mortalidade e contribuindo para a disseminação do conhecimento acerca da doença. A Rede Mama hoje é constituída por 21 Associações e grupos de apoio sendo 12 do interior do estado e 09 de Fortaleza.

SERVIÇO:
Caminhada Outubro Rosa 2016
Local: Aterro da Praia de Iracema
Data: 23/10 (domingo)
Horário: 16h


ADUFC-Sindicato e SBPC realizam palestra sobre Geopark do Araripe & Paleontologia

Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato participa de I Encontro Nacional da Rede ODS Brasil em Fortaleza

Foto: Renê Mendes

A ADUFC – Sindicato e a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Ceará (SBPC/CE) promoveram nesta quinta-feira (20), às 18h, no auditório do Sindicato, a palestra ‘‘Geopark do Araripe & Paleontologia: Novas perspectivas em evolução, desenvolvimento e patologia de tecidos moles e órgãos fossilizados”, proferida pelo Dr. José Xavier Neto, Pesquisador do Laboratório Nacional de Biociências (LNBIO/CNPEM). O Tesoureiro da SBPC/CE, Prof. Armênio Aguiar, do Departamento de Fisiologia Humana da UFC, foi o moderador da palestra.

A iniciativa faz parte do Projeto “Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará”, lançado em março deste ano com o objetivo de instituir um espaço de debates interdisciplinares e fortalecer a relação do Sindicato com a comunidade acadêmica e a sociedade, por meio da discussão de temas de interesses comuns, tendo a SBPC como elo de ligação dessa ação.

Na palestra o Pesquisador apresentou um novo horizonte para a Paleontologia do Araripe. Ele explicou sobre a preservação ambiental ‘’excepcional’’ que existe no Geopark do Araripe e a importância de mantê-la.

O Dr. José Xavier também sintetizou sobre o tema da Paleontologia, ‘’é uma ciência que estuda os organismos através dos fósseis. Um objetivo fundamental desse estudo é descrever novas espécies’’, destacou ele.

Sobre Geopark do Araripe

O Geopark do Araripe está localizado no sul do Ceará e faz parte da região denominada Cariri, no semiárido Nordeste do Brasil. Possui uma relevância histórica, cultural, geológica e paleontológica. Foi o primeiro geoparque das Américas e Hemisfério Sul reconhecido pela Global Geoparks Network (GGN) e é composto por 9 geossítios que estão distribuídos em 6 municípios da região: Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), Colina do Horto (Juazeiro do Norte). Seu território possui uma área de 3.441km².


Sara Granemann realiza palestra na ADUFC-Sindicato sobre Reforma da Previdência

Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato participa de I Encontro Nacional da Rede ODS Brasil em Fortaleza

Foto: Nyna Sany

ADUFC–Sindicato realizou, na manhã desta sexta-feira (21), palestra sobre a Reforma da Previdência, ministrada pela Professora Sara Granemann, Mestre e Doutora em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O diálogo aconteceu no auditório do Sindicato, às 9h, e contou com a transmissão ao vivo no Facebook da instituição.

A palestrante contextualizou as últimas reformas realizadas pela Emenda Constitucional (EC) nº 20/98, passando pela EC nº 41/2003, apresentando o que está em questão a partir de diagnósticos feito ainda no governo da ex-Presidente Dilma Rousseff, mas que, segundo ela, tem sido a base para os debates feitos pelo Presidente Michel Temer.

A Doutora em Serviços Sociais afirma que a “reforma” proposta pelo atual governo objetiva regredir os direitos trabalhistas. “A reforma é alguma coisa que eleva os direitos dos trabalhadores, aquilo que tira os direitos dos trabalhadores é uma contra-reforma. Essa contra-reforma está dirigida à todos os trabalhadores, tanto aqueles que estão no regime geral, INSS, quanto aqueles que estão no regime próprio, que somos os servidores públicos, a força de trabalho que é empregada pelo Estado. Por isso, a nós trabalhadores, existe uma única possibilidade, lutar massivamente para que os nossos direitos não sejam convertidos em dinheiro transferidos para os grandes capitais”, conclui.

Sara Granemann é Graduada em Serviço Social pela Fundação Universitária do Alto Vale do Rio do Peixe/SC; Especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná/PR; Mestre e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. É Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1994. Pós-doutorado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (2014). Atuações nas áreas de pesquisa: tradição marxista; reforma do Estado; Previdência Pública e Privada; Serviço Social e Políticas Sociais e é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM).





Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Coordenação: Helena Demes | Edição e Redação: Helena Demes, Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]