Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ADUFC-Sindicato exibe documentário que resgata memória de mulheres presas durante a Ditadura

“Vou contar para meus filhos”, da cineasta Tuca Siqueira, relata a história de ex-presas políticas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, em Recife, no período de 1969 a 1979, e a emoção do reencontro após 40 anos.

O documentário foi exibido no auditório da ADUFC-Sindicato na quarta-feira, 25, com a presença de duas das 24 mulheres retratadas, Helena Serra Azul, professora da UFC e ex-Presidente da ADUFC-Sindicato, e Lília Gondim, assessora da comissão da verdade do Estado de Pernambuco e uma das idealizadoras do filme.

Na ocasião, Lília Gondim explicou que o filme nasceu da vontade de reunir as mulheres que, durante o período vivido na Colônia do Bom Pastor, compartilharam momentos de muito sofrimento, mas também de superação. “Esse nosso reencontro 40 anos depois foi muito emocionante; podermos nos encontrar e saber o que cada uma estava fazendo e como cada uma estava foi algo muito marcante. A diretora do filme, Tuca Siqueira, teve o mérito de transformar uma coisa pesada, que é a tortura e a violência sofrida por essas mulheres, nessa coisa extremamente poética que é esse documentário”.

Após a exibição, foi realizado um debate sobre o tema. O documentário “Vou Contar Para Meus Filhos” (versão com cortes) está disponível no seguinte link: http://migre.me/tX4Ri

DSC_0388

Deixe um comentário

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]