Na terça-feira (14), a ADUFC celebrou o Dia das Professoras e dos Professores com os/as docentes sindicalizados/as da UFCA. A celebração, que ocorreu na sede da ADUFC em Juazeiro do Norte, contou com jantar, samba e ambiente infantil.
Para a Prof.ª Lígia Rodrigues, os momentos celebrativos presenciais são fundamentais para estreitar os laços entre a comunidade docente.
“A festa foi ótima, com música boa, comida farta e muitos reencontros. Ter momentos como esse é importante para que possamos rever colegas, pois na correria das rotinas nem sempre nos encontramos na universidade. Além de confraternizar, os momentos de festas nos colocam em contato com pautas e situações em comum. Isso importa muito para a gente”, comentou.
A música ficou por conta do DJ Mobs e de Carla Ribeiro e Banda, que trouxe um samba para embalar as pessoas presentes. Para o Prof. Alexander Carneiro, recém-filiado à ADUFC e que participou pela primeira vez de um evento celebrativo da seção sindical, o momento foi de alegria e fortalecimento de vínculos entre os/as docentes.
“Foi a minha primeira vez participando de um evento como esse da ADUFC, e a primeira impressão foi muito boa. Gostei principalmente do DJ e da banda. Foi muito bom ter um momento para se encontrar e conversar com outros professores e amigos da universidade. Acredito que eventos como esse ajudam a reforçar o sentimento de comunidade e nos fazem sentir apreciados por fazer parte dessa profissão”, pontuou.
Pela diretoria da ADUFC, estiveram presentes o Prof. Milton Jarbas, diretor de Articulação Multicampia e Interiorização, e a Prof.ª Amanda Pino, primeira-tesoureira.
“A gente fez essa festa com muito carinho e ficamos muito felizes de ver a felicidade de vocês. Para além de um espaço de lutas, o sindicato também tem esse lugar de confraternizar, de reunir. No Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, eles faziam as refeições todas juntas, toda a comunidade junta. Eles consideravam que o momento da refeição era também um momento de articular, discutir e traçar planos de luta”, afirmou a Prof.ª Amanda Pino.
Durante a celebração, a Diretoria lembrou também da pauta central da luta contra a reforma administrativa e da importância da mobilização da categoria docente para não haver retrocessos de direitos na carreira docente, bem como para todo o serviço público brasileiro.
“Nos dias 28 e 29, nós estaremos em Brasília na Marcha Contra a Reforma Administrativa. Estamos muito felizes de poder estar presentes e partilhar os momentos de luta. Hoje nós ficamos muito felizes de partilhar esse momento de confraternização, de fazer esse momento para os professores e professoras que compõem a UFCA e são grandes batalhadores/as que no dia a dia tentam transformar o nosso país através da educação”, compartilhou o Prof. Milton Jarbas.



