Na última quinta-feira (25), os participantes do Letra Viva se reuniram na sede da ADUFC para o sétimo encontro do Círculo de Leitura da ADUFC em 2025. O debate girou em torno da leitura da obra “As doenças do Brasil”, de Valter Hugo Mãe.
A obra despertou reflexões de vários âmbitos entre os participantes, com destaque para a criação, pelo autor, de uma linguagem específica para o livro, levantando assim diversas questões sobre língua, cultura, resistência, colonialidade, construção de relações, entre outras.
“Eles entendiam que quanto mais línguas eles conheciam, mais próximos eles estavam da divindade. E, depois, o brusco rompimento dessa primeira visão de mundo para uma segunda visão de que essa língua é ‘suja’. O próprio Meio da Noite, que também sofre com a opressão desse homem branco, por falar a língua dele — o que já é também um sinal de opressão, já que ele “não tem” a língua original dele e só a língua do homem branco. Isso também faz com que ele seja excluído mesmo que ele não tenha relação com o povo que chegou causando destruição”, pontuou a leitora Raquel Fernandez.
A criatividade e a complexidade da obra foram aspectos também ressaltados durante o debate. A leitura de “As doenças do Brasil” provocou reflexões no grupo sobre o próprio título do livro, apontando para as relações coloniais baseadas nas violências de raça, gênero e classe, assim como um amplo debate sobre os modelos de sistema do mundo e o uso das tecnologias a serviço prioritariamente do lucro e não do bem-estar social da humanidade e do planeta.
No encontro de outubro, o Letra Viva irá debater o livro “Niketche: Uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane. A atividade acontecerá na última quinta-feira do mês, 30 de outubro, das 16h às 18h, na sede da ADUFC.
A participação do Letra Viva segue aberta, livre e gratuita a todas as pessoas interessadas, sendo apenas necessária a inscrição via formulário.
Letra Viva – Círculo de Leitura da ADUFC
8º encontro – 30 de outubro de 2025 (quinta) às 16h
Livro para debate do 8º encontro: “Niketche: Uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane
Inscrições via forms
Atividade aberta, livre e gratuita
Sede da ADUFC | Av. da Universidade, 2346 – Benfica


