Skip to content Skip to footer

LEITURA – ADUFC recebe na sexta (26) palestra sobre o livro “Diário de um Guineense Africanizado” de Idrissa da Silva (Fidju Di Djinti)

Na sexta-feira (26), às 19h, o Auditório Izaíra Silvino, na sede da ADUFC em Fortaleza, recebe lançamento e palestra do livro “Diário de um Guineense Africanizado – um ser da travessia” de Idrissa da Silva (Fidju Di Djinti).

A atividade, que ocorrerá das 19h às 21h, contará com a presença do autor Idrissa da Silva (Fidju Di Djinti) e mediação e comentários da antropóloga e professora Dra. Peti Mama (UNILAB). 

Na sinopse do livro, o autor aponta questionamentos direcionados ao Brasil que, apesar de ser a maior diáspora africana, ainda carrega muitos preconceitos e desconhecimentos sobre o continente africano. 

“Mas qual África o Brasil conhece? Da fome, da guerra e da selva? Sem esses três flagelos, o continente africano não existe? Não tem vidas, não tem progresso e civilização? É difícil explicar para as pessoas que fui registrado ao nascer, que sou Idrissa da Silva, não africano, mas proveniente do continente. Que hoje tenho CPF, que responde pelas minhas ações, que tenho emoções, sonhos e singularidades pessoais. Não sou homogêneo quanto mais um exótico sexual. É possível andar nas ruas sem que meu corpo seja lido, racializado, exotizado, xingado e brutalizado? É possível, Brasil?”, questiona Idrissa.  

Sobre o autor:

Idrissa da Silva (Fidju Di Djinti) é doutorando em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em História pela Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA), graduado em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e licenciado em História pela mesma Universidade (2019). O autor tem participação em projetos de pesquisas e ensino, com interesse em Estudos Africanos, Direitos Humanos, Filosofia e Pensamento Decolonial e trabalha atualmente como pesquisador do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN). 

O livro “Diário de um Guineense Africanizado – um ser da travessia” estará disponível para venda durante a atividade no valor de R$ 50. 

SERVIÇO
Lançamento e palestra do livro “Diário de um Guineense Africanizado – um ser da travessia” de Idrissa da Silva (Fidju Di Djinti)
Sexta-feira, 26 de setembro de 2025

das 19h às 21h
Auditório Izaíra Silvino – Sede da ADUFC-Fortaleza
Av. da Universidade, 2346 – Benfica, Fortaleza

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]